Joga por diversão, Com moderação | 18+

O Glorioso quer regressar!

por Constance Rigot |

image O Glorioso quer regressar!
A vitória (1-0) do Sport Lisboa e Benfica na 1ª mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões terá que ser confirmada na Alemanha, uma terra que poucas vezes sorriu aos Portugueses. O Borussia Dortmund não está nada conformado com a vantagem encarnada e não pensa em ficar pelo caminho.

Uma luta contra a História

Houve um duplo compromisso entre os dois emblemas. Foi na temporada 1963/1964, o Glorioso tinha então estatuto de finalista da edição precedente, sendo que nas duas anteriores sagrara-se Campeão da Europa, e mais precisamente, Bicampeão. No Estádio da Luz, os lendários António Simões e Eusébio fariam os golos da vitória encarnada (2-1). Nada deixava prever – mais que uma reviravolta – uma catástrofe para o SL Benfica. O Borussia Dortmund iria golear em casa (5-0), destacando-se Franz Brungs com 3 golos. Um marco que assinala um início complicado para os clubes Portugueses na Alemanha. Tanto que a .

Rui Vitoria Lisbon

Essa situação não invalidaria a passagem do SL Benfica para os quartos-de-final da Champions. Os companheiros de Raphaël Guerreiro terão que conseguir margem de 2 golos para garantir o apuramento. Uma vitória por 1-0 só iria empatar a eliminatória. Foi justamente pela margem mínima que o Dortmund se impôs perante o Sporting na fase de grupos (1-0). Da última vez que o SL Benfica foi à Alemanha, foi frente ao Bayern na última edição. Também foi derrotado por 1-0. Bem pode tentar a sorte no resultado exato: “Dortmund 1-0” no tempo regulamentar com uma , que não abortaria a passagem para o conjunto de Rui Vitória. Mas de facto, o Dortmund venceu sempre que se mediu a um emblema Português na sua casa, 5 vezes na História. Caso queria correr menos riscos, o “Dortmund ganha por 1 golo” também se acompanha de uma bela quota de .

BVB Dortmund

E o que diz o presente?

As estatísticas são feitas para serem desmentidas. Não esqueçamos que o SL Benfica tem simplesmente 2/3 de hipóteses de passar a eliminatória. Pois o empate basta. Não se pode passar ao lado do ! Mesmo que os homens de Tuchel tenham estado por cima em Lisboa, e que se espere jogo idêntico no seu Signal Iduna Park, não quer dizer que possam fazer a diferença. Afinal o realismo encarnado começa a ser mítico. Além disso, Reus, elemento ofensivo fundamental, falha esta 2ª mão por lesão. No sentido inverso, Jonas deverá estar apto e com ganas de marcar a diferença. E porque não olhar para o Brasileiro como o faro encarnado? O seu . Não se recusa, nem o do imparável .

Mitroglou Benfica

Há também Aubameyang. O Gabonês teve dificuldades nas últimas semanas, e falhou inclusivamente, entre várias oportunidades, uma grande penalidade na Luz. No entanto, o avançado regressou aos golos no fim de semana com 2 golos. Na fase de grupos, abriu o marcador a favor do Borussia em 50% dos jogos, e em duas das 3 recepções. Se apostar que ele “marca o primeiro”, verá a sua . E que tal um “empate”? Uma não se pode falhar. E se ambas equipas marcam , por que não o “empate e as duas equipas marcam” ? Já a vitória do SL Benfica é sugestiva , e a História vai-se escrevendo sempre!