Joga por diversão, Com moderação | 18+

Apresentação do superclássico sul-americano

por Constance Rigot |

image Apresentação do superclássico sul-americano
Argentina e Brasil, com uma notável rivalidade futebolística, protagonizam um dos clássicos mais apaixonantes do mundo, que tem o seu ponto de partida oficial em 1914.

O historial entre ambos é muito equilibrado, com uma leve vantagem a favor do Brasil, segundo as estatísticas oficiais da FIFA: em 102 encontros disputados, o Brasil regista 39 triunfos, a Argentina soma 37, e em 26 ocasiões repartiram “os pontos”.

Se bem que nestes últimos anos o Brasil venceu a Argentina em finais da Copa América (2004 e 2007), o conjunto “albiceleste” ainda saboreia a eliminação histórica infligida nos oitavos de final aos seus rivais no Mundial de 1990, com uma vitória 1-0 através de um golo de Claudio Caniggia.

Os protagonistas do clássico

Brasil vs Argentina

Sem sombra de dúvida, os grandes protagonistas do clássico sul-americano são Lionel Messi e Neymar, companheiros e parceiros no Barcelona.

Esta grande associação entre dois grandes futebolistas que conseguem maravilhas em Espanha, ficará desta vez circunstancialmente de lado neste duelo transcendente, ambos sendo a principal carta ofensiva da respetiva seleção, pelo seu talento e habilidades.

Lionel Messi regressa à seleção argentina logo após da sua ausência por lesão, algo que teve repercussões dramáticas na equipa, ilustradas pelos maus resultados e pelas péssimas exibições. De facto, o conjunto orientado por Edgardo Bauza, vem de uma derrota duríssima frente ao Paraguai (0-1) e de dois empates inesperados com equipas da segunda metade da tabela classificativa (Venezuela e Peru).

O caso de Neymar é relativamente semelhante. Se o seu desempenho no Barça é muito importante, formando parte do incrível tridente composto por Messi e Suarez, na seleção canarinha a sua presença é ainda mais preponderante, já que à margem da sua curta idade conseguiu converter-se no principal símbolo de uma equipa que nestes últimos anos vai suportando golpes estrepitosos (à imagem do pesadelo vivido nas semifinais do último mundial com a derrota por 7-1).

Graças a Neymar (fundamentalmente), o Brasil pôde recuperar nos últimos encontros e endireitou o seu rumo futebolístico de maneira excecional, com 4 triunfos consecutivos y atuações muito convincentes.

Outros jogadores importantes do clássico serão os goleadores Higuain, Di Maria (Argentina) e Gabriel Jesus ou Coutinho (Brasil), além de referentes históricos como Mascherano (Argentina) e Dani Alves (Brasil), entre outros.

Os prognósticos possíveis

Brasil Argentina Copa America

Considerando que o Clássico Brasil – Argentina costuma ser muito disputado, o empate converte-se numa operação com forte probabilidade.

A casa de apostas Betclic propõe o empate a uma quota aliciante de .

O empate 1-1 é o marcador mais factível (assim acabou justamente o último duelo) já que ambas as equipas possuem goleadores implacáveis que podem anotar pelo menos um golo, e por isso sabem que terão que ser cautelosos nas suas ações defensivas para não permitir situações complicadas.

Deste modo, o 1-1 é avaliado em 6.25 em Betclic, uma opção muito apetecível para tentar a sua sorte.

Chega assim um das partidas mais importantes e esperadas desta fase de apuramento sul-americano. As duas grandes potências da região defrontam-se num momento chave da prova e os amates do futebol rejubilam.