Joga por diversão, Com moderação | 18+

Papin: Ronaldo? Melhor marcador do Campeonato do Mundo!

por Claudio Ferreira |

image Papin: Ronaldo? Melhor marcador do Campeonato do Mundo!
O nosso especialista Jean-Pierre Papin revela os seus prognósticos e preferências para o Campeonato do Mundo do Brasil.

Mundial: os prognósticos de Papin

Jean-Pierre, questão crucial: quem vai ganhar o Campeonato do Mundo?

- Tenho um fraquinho pela Itália! Jamais um país europeu venceu um Mundial no continente americano, mas se o desafio é esse quem melhor do que a Squadra Azzurra, quatro vezes campeã do mundo, para o conseguir? Os italianos têm experiência a toda a linha e vários jogadores talentosos. Podem chegar ao título!

Atenção igualmente à Alemanha, que acabará por chegar à fase decisiva. O conjunto de futebolistas da Mannschaft é impressionante e, ao fim de tantos anos, Low conhece perfeitamente as suas virtudes e defeitos..

E quanto à luta pelo título de melhor marcador?

- Para mim, Ronaldo será o melhor marcador do Mundial. Messi também deve meter-se na luta, mas o argentino tem muito menos eficácia na selecção do que no Barcelona e viveu uma temporada complicada. E tem a seu lado jogadores como Aguero et Higuain, capazes de lhe tirar protagonismo neste aspecto. Neymar também é um candidato natural, tal como Diego Costa, na Espanha. Atenção ainda a Balotelli, que estará na corrida, se a Itália chegar às meias-finais. Cristiano esteve excepcional na concretização ao longo da época e é o meu favorito!

Entre as selecções de quem se espera menos, quais podem surpreender?

- Atenção às equipas africanas, normalmente subestimadas. Há quatro anos o Gana chegou às meias-finais e este ano as quatro nações que representam o continente (ndr: Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Camarões) apresentam-se impressionantes do ponto de vista físico e em progresso em toda a linha. Os marfinenses são os melhores colocados para chegar longe, atenção aos Elefantes...

Que jovens jogadores irá seguir de perto no Brasil?

- Penso sobretudo em Eden Hazard, que pode fazer maravilhas com a Bélgica. E será preciso ter atenção a Miralem Pjanic, que fez uma grande época com a Roma. Pjanic pode ser o líder de uma equipa bósnia que desejará certamente deixar boa imagem na sua primeira participação numa grande competição internacional.

E a França, a sua equipa nacional, pode chegar até onde?

- Sinceramente, vejo a França nas meias-finais. O grupo é acessível e devemos chegar tranquilamente aos oitavos-de-final. Será preciso ser forte nas eliminatórias seguintes, mas esta equipa da França não fica a dever nada às melhores nações presentes no Brasil e pode perfeitamente impor-se nessas partidas a eliminar. Mais do que isso será difícil, mas acredito que a França pode chegar a esse último quadro.

Pogba pode aproveitar este Mundial para ganhar uma nova dimensão. Paul faz-me pensar em Vieira, mas do ponto de vista ofensivo até acrescenta mais. É um jogador muito interessante e foi bem formado na Juventus, o que faz com que seja maduro para a idade que tem. Também gosto muito do pequeno Antoine Griezmann, que poderá ter um papel importante na equipa.

E para você, quem vai vencer na Rússia em 2018? Confira os nossos prognósticos para o Campeonato do Mundo 2018