Joga por diversão, Com moderação | 18+

Jamor é sinônimo de final de Taça de Portugal. Quem do Benfica ou do Vitória de Guimarães irá levantar o caneco?

por Constance Rigot |

image Jamor é sinônimo de final de Taça de Portugal. Quem do Benfica ou do Vitória de Guimarães irá levantar o caneco?
Finda que está a Primeira Liga, chega o último jogo oficial da temporada, com a final da Taça de Portugal, disputada como habitualmente no Estádio Nacional do Jamor. Benfica e Vitória de Guimarães medem forças numa reedição da final da temporada 2012/2013, que sorriu aos Minhotos. Análise à história dos dois clubes na competição, as odds para o jogo, e os nossos conselhos para as melhores apostas!

Emoção e tradição!

Guimares Taça de Portugal

Além de um jogo de futebol, a final da Taça de Portugal é sempre um momento de grande festa. Os adeptos de um e outro lado chegam normalmente bem cedo às imediações do Estádio, aproveitando os tradicionais 'comes e bebes' nas matas do Jamor. Obviamente à hora do jogo, a emoção está ao rubro, com cânticos e muito apoio às respetivas equipas, e as bancadas divididas a meio. Os Minhotos vão tentar repetir o sucesso alcançado em 2012/2013 quando somaram o primeiro troféu do seu palmarés. Já o Benfica é a equipa com mais vitórias na competição e busca a 26ª conquista, que teria um sabor especial, já que completaria a famosa dobradinha! Curiosamente, os encarnados somam apenas duas conquistas nos últimos 19 anos, vendo os rivais portistas arrecadar 8 taças de Portugal nesse período. Se no campeonato o Benfica tem invertido essa tendência nos últimos anos, com a conquista do tetracampeonato, este é um bom momento para o começar a fazer na segunda competição mais importante do futebol Português.

Surpresa no Jamor?

Após ter conquistado mais um título de Campeão nacional, é apenas natural que o SL Benfica seja favorito para esta final, mas o Vitória de Guimarães é um adversário muito bem orientado e que pode complicar e muito as contas dos encarnados. Olhemos para o histórico recente de confrontos na Taça de Portugal e vemos dados bem curiosos, além da vitória na final de 2013 (numa altura em que Rui Vitória orientava os minhotos), o Guimarães eliminou o Benfica nas últimas duas ocasiões em que defrontou os encarnados (4ª ronda em 2009/2010 e quartos de final em 2005/2006). Se acredita que a história recente se pode repetir, com os vitorianos a fazerem a festa na final, então a que a oferece é para si!

Benfica = golos!

Benfica Taça de Portugal

Se há coisa a que o Benfica nos habituou nos últimos anos, é a ser uma equipa de ataque e que tenta sempre praticar um estilo muito positivo, sempre de olhos postos na baliza contrária. Ao Vitória compete inverter essa tendência, sabendo que se adotar um estilo muito defensivo, provavelmente os encarnados encontrarão forma de chegar ao golo e as coisas irão complicar-se muito. Pedro Martins é um treinador de muita qualidade e certamente montará uma equipa sólida a defender, mas sem abdicar de ir também ao ataque e de ter as suas chances para marcar. Assim sendo, podemos ter um jogo de ritmo elevado, com as equipas empurradas para a frente pelos adeptos e com chances de golo junto das duas balizas. Se acredita em mais de 2.5 golos na final do Jamor, a parece ser uma excelente opção. Outra ideia interessante, ainda que um pouco mais conservadora, será apostar que o Benfica marca dois golos a [1.41 na bet.pt]].

Os artistas!

Muitos são os atletas de qualidade em ambos os emblemas, mas há dois jogadores que se têm destacado esta temporada pelo número de golos marcados. Jonas é um fenómeno desde que chegou a Portugal, depois de uma carreira em que estranhamente não conseguiu singrar na Europa. Se acredita que o Brasileiro pode ser novamente decisivo, a tem boas possibilidades de bater certo. Do lado do Vitória, o avançado emprestado pelo FC Porto, Moussa Marega já apontou 14 golos em 30 jogos esta temporada e é um jogador que pode colocar a defesa do Benfica em grandes dificuldades pela sua velocidade. Se acredita que ironicamente será um jogador do FC Porto a marcar neste jogo, então a é uma ideia tentadora!