Seja responsável, jogue com moderação | 18+

Athletic Bilbao – Manchester United: palpitações partilhadas pela final de Bilbau!

por Armando | por Armando

image Athletic Bilbao – Manchester United: palpitações partilhadas pela final de Bilbau!
Inaugurado em 2013, com capacidade de ocupação fixada em 53289 lugares, o complexo desportivo do Estádio San Mamés, que albergará a final de 21 de maio, volta a receber uma partida europeia de alto cariz ao início desta noite, com a receção Athletic Bilbao, de Ernesto Valverde, ao Manchester United, de Rúben Amorim, na primeira-mão das meias-finais da Liga Europa. O encontro tem início previsto para as 20h00 (GMT+1).

No terceiro ano de Valverde, o Athletic Bilbao pretende fazer história

O mercado de qualificação, a Betano estabelece, neste momento, um equilíbrio perfeito das probabilidades associadas ao sucesso eventual de Athletic Bilbao (1,78) ou Manchester United (1,78). Neste jogo da primeira-mão, os espanhóis possuem algum favoritismo à vitória, no mercado de 1X2, com odds de 2,12, estando o empate cotado a 3,20 e o triunfo do Manchester United avaliado a 3,65. A ideia dos nossos especialistas sobre a partida pode ser consultada na página do nosso prognóstico Athletic Bilbau - Manchester United. No comando técnico dos bascos desde 2022, pela terceira ocasião na sua carreira, esta é a terceira temporada consecutiva de Ernesto Valverde à frente dos destinos da equipa, que é liderada por um treinador experiente, de 61 anos de idade, e que é dos mais respeitados no futebol espanhol, tendo no currículo passagens por clubes como Barcelona, Valencia ou Villarreal. 

Sendo um dos clubes mais titulados em Espanha, recentemente habituado a disputar a qualificação para as competições europeias (na atual edição de La Liga, corre pela presença na próxima edição da Liga dos Campeões), o Athletic Bilbao conta com oito campeonatos espanhóis no seu palmarés, 24 Taças do Rei (a última na temporada passada, após derrotar o Mallorca na final) e três Supertaças de Espanha. Nas competições da UEFA, o melhor que a equipa já conseguiu, em termos históricos, foi atingir duas finais do segundo mais alto patamar. O exemplo mais recente remonta a 2011-12, temporada em que, sob a alçada de Marcelo ‘El Loco’ Bielsa, o Athletic saiu derrotado pelos compatriotas do Atlético Madrid (0-3) da final de Bucareste. 

Mercados de “Jogadores” e apostas a explorar devido à boa forma recente 

A dividir atenções com o irmão Nico Williams como um dos melhores marcadores do Athletic Bilbao na Liga Europa, cada um com cinco golos, o atacante Iñaki Williams estará com a motivação ao rubro depois de ter dado a vitória frente ao Las Palmas, na última jornada de La Liga EA Sports. Na Betano, Iñaki Williams para marcar a qualquer altura tem uma quota de 4,00.

Por sua vez, na equipa do Manchester United o internacional português Bruno Fernandes (cinco golos, três assistências) e o avançado Rasmus Højlund (cinco golos, duas assistências) têm estado em plano de destaque na Liga Europa. Enquanto o primeiro a marcar a qualquer altura tem odd associada de 4,70 na Betano, o internacional dinamarquês está avaliado em 4,50. Já argentino Alejandro Garnacho, um dos jogadores com maior potencial na manobra ofensiva dos “red devils”, também aparece a 4,50 para marcar a qualquer momento. 

Uma taça que pode salvar a época de estreia de Amorim em Old Trafford 

Contratado durante a janela internacional de seleções em novembro passado, o treinador português Rúben Amorim, que ganhou estatuto de renome ao catapultar o Sporting para um nível competitivo sólido e estruturado, tem tido um início de aventura muito complicado no comando técnico do Manchester United. Sem terminar abaixo do 10.º lugar na classificação geral da Premier League desde 1973-74, o Manchester United deverá mesmo, em 2024-25, acabar com a pior classificação dos últimos 51 anos no mais alto patamar do futebol inglês. 

Apesar da paciência da estrutura diretiva do clube para com Amorim, contratado a pensar num projeto de médio/longo prazo, a avaliação no primeiro ano do jovem treinador português fora do seu país nunca poderá ser muito positiva. A menos que… seja capaz de guiar os “red devils” à conquista da Liga Europa e, assim, salve a época tenebrosa realizada a nível interno. Os “red devils” têm currículo impressionante na alta roda do futebol do Velho Continente, contando com três Ligas de Campeões no seu palmarés (a última em 2007-08, com duas finais perdidas desde então) e uma Liga Europa (sob a liderança do renomado José Mourinho, em 2016-17; com Ole Gunnar Solskjäer no comando, o United perdeu a final de 2020-21 para o Villarreal nas grandes penalidades). 

As probabilidades de vitória na final da Liga Europa 

Ao vencedor da segunda maior competição de clubes organizada pela UEFA, está reservado um lugar entre o sorteio para a fase de liga da próxima edição da Liga dos Campeões.

Na Betclic, é o Tottenham a equipa com maiores probabilidades de sucesso na final da prova, com odds de 2,50 para erguer o troféu. Aos londrinos, segue-se o Athletic Bilbao, avaliado em 3,00 para conquistar a Liga Europa. O Manchester United, de Amorim, surge como a terceira equipa mais provável, com quota de 3,20, ficando o Bodo/Glimt com o estatuto de maior potencial surpresa (12,00).