ATP Genebra: quem são os favoritos?
por Armando | por Armando

ATP Genebra: muitos candidatos a vencedores!
Com a ausência do detentor do troféu este ano (Casper Ruud, vencedor da prova em 3 ocasiões), o torneio ATP de Genebra promete ser competitivo e equilibrado. Antevemos um excelente evento pré-Roland Garros!
Com Taylor Fritz, Novak Djokovic, Tomas Machac, Karen Khachanov e Hubert Hurkacz, todos na Suíça esta semana, esta competição promete ser muito disputada, com vários jogadores do top 30 a colocarem em prática as suas capacidades antes de partirem para Paris no próximo fim de semana. Alguns chegam a Genebra para se tranquilizarem após resultados negativos, outros para encontrarem o seu melhor ritmo, tornando esta edição de 2025 muito balanceada.
Novak Djokovic: o último teste antes de Roland Garros?
Depois de ter sido eliminado nos seus confrontos inaugurais em Monte Carlo e em Madrid, Novak Djokovic aterra na Suíça para se motivar a poucos dias de Roland Garros. O número 6 mundial ainda não venceu em terra batida esta época, daí que a sua confiança, para além da sua condição física, estejam abaladas.
No entanto, se o sérvio conseguir encarreirar em boa forma desportiva nos courts de terra batida de Genebra, não há incertezas que o campeão olímpico de 2024 deverá ser um jogador a considerar.
Taylor Fritz: impor-se em terra batida?
Mesmo não sendo grande fã de terra batida, Taylor Fritz tem qualidades enormes, não haja dúvidas... E quando se é o número 4 do mundo, apesar da superfície, o estatuto é diferente, daí que o americano tenha de estar à altura dessa classificação ATP em Genebra. Mas depois de desempenhos pouco convincentes em 2025 (1/8 de final em Madrid e 2ª ronda em Roma), é difícil estar otimista em relação ao desempenho deste tenista em solo suíço.
Ainda assim, não esqueçamos que, no ano passado, apesar do seu desencanto com a terra batida, Taylor Fritz atingiu os oitavos de final em Roland Garros, provando que, com um pouco de vontade e motivação, pode jogar bem nesta superfície. Classificado no primeiro lugar deste torneio ATP de Genebra, o californiano será um dos jogadores a ter em conta quando lançar os seus prognósticos.
Tomas Machac: repetir a proeza de 2024?
Há um ano, Tomas Machac chegou à final desta competição, desafiando todos os prognósticos de ténis, lutando pelo título. Em 2025, o checo ainda não entrou nos eixos, registando-se eliminações precoces em Monte Carlo, Madrid e Roma. Mas o regresso aos ares suíços irá certamente revigorar o 20º colocado a nível planetário, que será, na nossa opinião, um dos favoritos da semana.
Outsiders do torneio ATP de Genebra...
Tal como referimos, o torneio ATP de Genebra será, provavelmente, muito competitivo esta época, pelo que haverá muitos outsiders a surpreenderem. Hubert Hurkacz, que fez um bom torneio em Roma, espera confirmar o seu regresso à boa forma desportiva na Suíça. Karen Khachanov, por sua vez, esteve muito perto de eliminar Carlos Alcaraz na semana passada, provando que ainda é capaz de jogar a um nível muito elevado. A sua imprevisibilidade torna-o muito perigoso.
Do lado português, destaque para a participação de Nuno Borges neste torneio, ele que já eliminou o americano Alex Michelsen (33º classificado a nível mundial) na 1ª ronda (4:6, 6:3 e 6:3), enfrentando agora o austríaco Sebastian Ofner, 128º colocado do ranking ATP, na 2ª eliminatória. Se vencer, como todos esperamos, o tenista luso defronta justamente Kachanov nos quartos de final, num embate que poderá ser extremamente interessante de acompanhar. Tudo é possível e os amantes do ténis português agradecem.