Benfica e Fenerbahçe decidem hoje play-off milionário na Luz
por Hugo Cruz

Novos 90 minutos de xadrez tático de Lage e Mourinho pela frente
Na reta final do mês de julho, o Fenerbahçe de José Mourinho visitou a equipa do Benfica em contexto de pré-temporada, na Eusebio Cup, tendo as águias vencido por 3-2 em casa num jogo incaracterístico. Na última semana, na capital turca, a equipa de Bruno Lage segurou taticamente a partida, mesmo após a expulsão de Florentino – que deixou a equipa em inferioridade numérica nos últimos 20 minutos –, mas mostrou-se pouco afoita na criação e no arrojo ofensivo. Esta segunda mão promete ser um duelo efervescente, entre duas equipas motivadas pelo desempenho mais recente: o Benfica goleou o Tondela, por sólidos 3-0, no passado sábado, enquanto o Fenerbahçe somou os primeiros três pontos na Superliga Turca perante o recém-promovido Kocaelispor (3-1), em casa.
Subsistem dúvidas se Bruno Lage manterá a aposta no 4x4x2 do campeonato ou regressará ao 4x3x3 da primeira mão
Em relação aos principais mercados de apostas da Betano, os oddsmakers não pareceram ter dúvidas ao estabelecer a maior fatia de favoritismo da equipa portuguesa. Desde logo, no mercado Qualificar-se o apuramento do Benfica cota a diminutos 1.30, com a qualificação do Fenerbahçe avaliada em 3.00. Já em relação ao mercado de 1X2, a Vitória do Benfica surge como o cenário mais provável de se verificar, com cotação de 1.57, ao passo que o Empate surge taxado a 4.30 e a Vitória do Fenerbahçe a robustos 5.60. No mercado de Total de Golos Mais/Menos, apesar da forte raiz tática do jogo da primeira mão e da cautela que Bruno Lage e José Mourinho deixaram transparecer aquando das respetivas conferências de imprensa de antevisão deste jogo decisivo, o Mais de 2.5 surge a 1.65, devendo ser evitado na nossa visão, enquanto o Menos de 2.5, que representa uma opção de valor, a 1.88. Poderá, de resto, consultar a opinião dos especialistas SportyTrader na página do nosso prognóstico do jogo.
Mercado de SuperSub 90’ da Betclic: quem remará contra a corrente no inferno da Luz?
Na sequência do jogo bastante tático que observamos no Ulker Stadium Şükrü Saracoğlu na primeira mão, é muito pouco provável que esta segunda mão incorra num estilo muito diferente, mesmo considerando a possibilidade de uma das equipas marcar um golo cedo. Se, por um lado, Mourinho tem remetido a pressão para o lado do Benfica, que aparenta considerar muito superior, por outro Lage referiu a necessidade da sua equipa e dos adeptos terem inteligência e… paciência. Estarão muitos milhões em jogo e, em função disso, a responsabilidade defensiva deverá estar muito presente na mente dos jogadores em cada lance.
Apesar das cautelas, o Benfica jogará em casa e o tribunal da Luz deverá forçar a equipa a adotar uma postura mais ambiciosa taticamente do que assumiu em Istambul, o que poderá, a dado momento, abrir ligeiramente o xadrez do tapete. É neste sentido que nos debruçámos sobre a análise do mercado de jogadores (ou seu substituto) para marcar golo a qualquer altura, mais especificamente no mercado de SuperSub 90’ da Betclic. Do lado dos encarnados, Vangelis Pavlidis (2.00) está talhado para os grandes momentos e este será o maior até à data em 2025/26, havendo também possibilidades de Kerem Aktürkoğlu (2.85) aparecer em zonas de finalização de forma mais consistente, contra o rival de quem esteve a um passo de se transferir para lá. Dono de uma meia distância assinalável, longe do seu potencial máximo neste primeiro mês desde que trocou o Palmeiras pelo Benfica, Richard Ríos poderá encontrar o palco perfeito para brilhar esta noite e surge com golo avaliado a 4.75.
Já da parte da equipa do Fenerbahçe, persistem algumas dúvidas em torno da disponibilidade do marroquino Youssef En-Nesyri (3.60), que abandonou o treino desta terça-feira com queixas físicas. O avançado de 28 anos possui um poder físico e jogo de cabeça portentosos e é o jogador mais provável a poder festejar na visita ao Estádio da Luz por parte da turma de Mourinho. Outras das principais armas do treinador português na formação turca serão Jhon Duran (3.70), que procura o primeiro golo com a nova camisola ao terceiro jogo, e Anderson Talisca (4.50), que regressa a uma antiga casa, levando já dois golos em quatro jogos na conta de 25/26 sendo um dos principais finalizadores no Fenerbahçe e no campeonato turco. A SportyTrader deseja votos de bons investimentos a toda a comunidade!