Bola de Ouro 2025: quem vai ganhar?
por Armando | por Claudio Ferreira

Os favoritos a vencerem a Bola de Ouro de acordo com o Sportytrader
Vamos diretos ao assunto com os favoritos da nossa redação. Aqui estão os nossos candidatos para a Bola de Ouro 2025.
1- Ousmane Dembélé (28 anos, França & PSG)
O que dizer da trajetória de Ousmane Dembélé? Excelente, talentoso e promissor no início, o que era lógico, ele acabou por se tornar num bom jogador, capaz de jogadas espetaculares, mas acima de tudo muito inconsistente e quase sempre lesionado. E então veio a sua contratação pelo Paris Saint-Germain.
A sua primeira temporada em França foi à imagem da sua carreira: perigoso para as defesas adversárias, explosivo e ágil, assim como bastante imprevisível. O único problema: a sua ineficácia no último passe e diante da baliza! Com apenas 6 golos e 12 assistências, era de esperar mais de um atleta com o seu talento.
Assim sendo, ninguém esperava que ele tivesse um desempenho como o do ano passado: 33 golos marcados numa função híbrida de falso número 9 livre em campo, com um total de 12 assistências em 49 jogos com a camisola parisiense.
Ele soube estar presente nos momentos importantes! Destacam-se o único golo do jogo na Supertaça perante o Mónaco, o tento que permitiu relançar o desafio diante do Manchester City, o golo com o Liverpool em Anfield, o tento apontado no Emirates face ao Arsenal ou ainda as duas assistências na final da Liga dos Campeões.
No final, o número 10 do PSG rubricou uma temporada extremamente completa, tanto a nível pessoal como coletivo. Ele conquistou a Ligue 1, o Troféu dos Campeões, a Taça de França e a primeira Liga dos Campeões da história do seu clube. Os únicos pontos negativos foram as derrotas na Liga das Nações (meias-finais) com a França e na final da Taça do Mundo de Clubes.
Ousmane Dembélé é, de qualquer forma, o nosso grande favorito para a Bola de Ouro de 2025.
2- Lamine Yamal (18 anos, Espanha & FC Barcelona)
O que dizer agora do jovem prodígio do FC Barcelona... Embora já seja comparado a Lionel Messi por muitos meios de comunicação, fãs e observadores do futebol, o seu talento puro continua a impressionar jogo após jogo. Apesar de ainda ter margem para melhorar em alguns aspetos (e felizmente, a esta idade), ele já demonstra grande maturidade no seu nível exibicional.
Verdadeiramente intenso, ele não pára de provocar os defesas adversários e de causar estragos pelo lado direito com as suas fintas desconcertantes, com os seus remates potentes e colocados, bem como com os seus passes precisos. O seu duplo confronto perante o Inter de Milão na meia-final da Liga dos Campeões do ano passado, por exemplo, foi mais do que impressionante.
No ano passado, em 55 jogos com a camisola do clube catalão, marcou 18 golos e fez 21 assistências. Ele atormentou as defesas dos maiores clubes do mundo, como Real Madrid, Inter de Milão, Atlético, Bayern de Munique e até mesmo a seleção francesa.
Ele terminou a temporada com as conquistas da La Liga, da Taça do Rei e da Supertaça de Espanha. No entanto, foi derrotado nas meias-finais da Liga dos Campeões e depois na final da Liga das Nações por Portugal. E é claramente isso que vai pender a favor de Ousmane Dembélé, na nossa opinião, porque sabemos a importância da Liga dos Campeões nas votações.
Embora não haja grandes dúvidas que ele ganhará, a certo momento, uma Bola de Ouro (ou até várias) durante a sua carreira, acreditamos que em 2025 não deve ser sua.
3- Vitinha (25 anos, Portugal & PSG)
Este é um jogador que apreciamos muito no Sportytrader, obviamente. Verdadeiro pêndulo do meio campo do Paris Saint-Germain e da Seleção das Quinas, Vitinha é um jogador discreto que não aparece necessariamente nas tabelas estatísticas de golos ou assistências, mas que tem uma importância capital para as suas equipas, onde a sua influência é total.
Qualidade técnica, proteção da bola, transições atacantes de grande classe, linhas defensivas perfuradas... As inúmeras qualidades do número 17 do PSG fazem dele um médio completo, que soube progredir desde a sua chegada à capital francesa. Hoje em dia, é considerado por muitos observadores como o melhor médio em ação, junto com Pedri.
Autor de 7 golos e de 3 assistências no ano passado com a camisola parisiense (em 52 jogos), ele tem o mesmo palmarés que o seu companheiro Dembélé: Ligue 1, Troféu dos Campeões, Taça de França e Liga dos Campeões. E ainda ganhou a Liga das Nações com a Seleção das Quinas!
Infelizmente para ele, Rodri averbou este troféu no ano passado, o que continua a ser um contra-exemplo, dado que os jogadores ofensivos têm frequentemente vantagem nestes prémios individuais. Vitinha não deverá ganhar a Bola de Ouro de 2025, em grande parte devido à sua posição. Porque, na nossa opinião, ele merece-a amplamente!
4- Achraf Hakimi (26 anos, Marrocos & PSG)
Logo abaixo do pódio, encontramos um jogador que efetuou uma temporada excelente, conquistando os mesmos troféus que os seus colegas parisienses: Ligue 1, Troféu dos Campeões, Taça de França e Liga dos Campeões. E, na conquista de todos esses títulos, ele foi um elemento determinante, especialmente na Liga dos Campeões.
Ele abriu o placard na final diante do Inter, mas também balançou as redes nos quartos de final face ao Aston Villa, bem como na meia-final diante do Arsenal. E também marcou na final da Taça de França!
No clube, ele quase conseguiu o duplo-duplo em 48 partidas, com 9 golos e 12 assistências no total. Se tivermos em conta as 7 partidas do Mundial de Clubes que ele disputou, chegou a atingir esse nível, pois marcou oois golos e entregou duas assistências!
Tal como Vitinha, a sua coroação não seria, na nossa opinião, um escândalo, podendo mesmo dizer-se que se tornaria merecida. Infelizmente para ele, Ousmane tem uma vantagem graças à sua posição e ao seu caráter mais espetacular em campo.
5- Raphinha (28 anos, Brasil & FC Barcelona)
Terminamos este top 5 com um segundo jogador do Barcelona: o brasileiro Raphinha. Este último foi durante muito tempo o concorrente direto de Ousmane Dembélé, mas os adeptos do clube catalão, bem como do funtebol mundial, acabaram por desistir dessa disputa para se concentrarem no craque Lamine Yamal.
No entanto, a nível pessoal, ele efetuou a temporada mais sensacional da sua carreira e uma das melhores já vistas na Europa nos últimos anos. Com a camisola do Barça, marcou 34 golos e fez 22 assistências em 57 jogos. Um total de 56 G/A, o que simplesmente fez dele o jogador mais decisivo da Europa no ano passado.
Em termos de troféus coletivos, tal como o seu jovem colega espanhol, conquistou a La Liga, a Taça do Rei e a Supertaça de Espanha. Ele poderia ter ficado um pouco mais acima na nossa classificação, mas foi a eliminação nas meias-finais da Liga dos Campeões perante o Inter que nos levou a fazer essa escolha. No entanto, não há dúvida que o ex-jogador do Vitória de Guimarães e do Sporting teve uma temporada de destaque e que também mereceria a Bola de Ouro de 2025.
As odds das casas de apostas para a Bola de Ouro 2025
- Ousmane Dembélé - 1,25
- Lamine Yamal - 5
- Mohamed Salah - 17
- Vitinha - 17
- Raphinha - 34
- Cole Palmer - 51
- Khvicha Kvaratskhelia - 51
- Fabian Ruiz - 51
- Achraf Hakimi - 51
- Kylian Mbappé - 67
- Gianluigi Donnarumma - 67
- Nuno Mendes - 67
- Pedri - 101
- Désiré Doué - 101
Estas odds, que foram recolhidas no mercado internacional (já que esse tipo de aposta infelizmente ainda não é permitido em Portugal), comprovam que o francês Ousmane Dembélé é o grande favorito para ser coroado após um ano excecional. Também acha que o número 10 do PSG vai conquistar o Santo Graal? Ou pensa que haverá uma surpresa? Enquanto espera pela cerimónia, não hesite em consultar os nossos palpites de futebol do dia!