Bologna - Milan: final da 'Coppa Italia' com via europeia
por Hugo Cruz

Assegurar o apuramento para a Liga Europa pode não salvar a época para Conceição
Depois do reinado maioritariamente bem-sucedido ao leme do FC Porto, Sérgio Conceição chegou a um colosso do futebol europeu, mas não tem tido o sucesso pretendido – à liderança intransigente que se lhe reconhece, juntar-se-ão os antigos problemas do balneário rossoneri como justificativa para as oscilações de rendimento que a equipa do AC Milan tem tido em toda a época.
Com cinco taças nacionais no currículo (quatro ao serviço do FC Porto, entre 2019 e 2024, uma no comando do Standard Liège, em 10-11), Conceição já logrou atingir um feito memorável, ao garantir a primeira final de Taça de Itália desde 2017-18 para o AC Milan, que ostenta cinco Coppas no seu palmarés. A última já tem mais de 20 anos, conquistada em 2002-03.
AC Milan procura o segundo troféu num ano, Bologna deseja a terceira Coppa da sua história
Eliminado pelo Feyenoord no playoff de acesso aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, já depois de causar sensação ao conquistar a Supertaça de Itália dias depois da chegada de Conceição ao comando técnico, o AC Milan tem tido uma temporada para esquecer, sobretudo devido ao 8.º lugar que ocupa na Serie A, com 60 pontos, a quatro do top-4, quando já só faltam disputar mais seis pontos (deslocação à AS Roma, que promete ser uma grande final na luta pela Europa, e receção ao já despromovido Monza).
O AC Milan para vencer a Taça é evento cotado a 1.78 na Betano e promete ser uma opção a seguir, até por conta da maior experiência do técnico português em finais por comparação com o homólogo Vincenzo Italiano. Em alternativa, o Bologna para erguer o troféu paga a 1.93.
Na classificação atual da Serie A, o Bologna aparece um lugar acima do AC Milan, com apenas dois pontos a separá-los
Vindo de uma temporada memorável sob a batuta de Thiago Motta, onde igualou a melhor classificação desde 1966-67 na Serie A, o Bologna tem mostrado ser um dos projetos melhor estruturados no futebol italiano da atualidade. A apenas duas jornadas do fim do campeonato, a equipa ocupa a 7.ª posição com 62 pontos. Segue logo abaixo da vaga de acesso à Liga Conferência - assegurado virtualmente, por agora, pela AS Roma, que tem mais um ponto -, apenas dois atrás da 4.ª classificada Juventus, que ocupa a primeira vaga de qualificação para a Liga dos Campeões, e da Lazio.
O treinador Vincenzo Italiano é um dos treinadores da moda no futebol italiano, atingiu na última época as meias-finais da Taça de Itália com a Fiorentina, mas só aos 47 anos de idade terá a oportunidade de vencer o primeiro troféu da sua carreira na noite desta quarta-feira. Para o Bologna será a terceira oportunidade de conquistar o troféu, sendo que, nas duas vezes que chegou à final, em 1969-70 e 1973-74, venceu.
Mercados de apostas a descobrir na final desta noite
O equilíbrio promete ser nota dominante na maior parte do tempo do jogo desta noite e as odds do mercado de 1X2 da Betclic refletem-no fielmente. O cenário mais provável é, nesta altura, a Vitória do AC Milan, cotada a 2.44, com a Vitória do Bologna avaliada a 2.86 e o Empate fixado em 3.12.Depois de ultrapassar a concorrência do Monza (4-0) e sofrer para afastar, em Bérgamo, a equipa da Atalanta (1-0), o Bologna não sentiu problemas para confirmar a qualificação nas meias-finais diante do Empoli (5-1 no agregado das duas mãos). A realizar uma temporada de vulto, Riccardo Orsolini tem sido a principal arma no processo ofensivo da turma de Italiano, com 15 golos na época. Depois de marcar em San Siro, um golo do italiano na final paga a 3.50, seguido de Santiago Castro a 3.75 e Thijs Dallinga (melhor marcador na Coppa, com três golos) a 4.00.
Este será o terceiro confronto direto da época entre rossoblù e rossoneri, com uma vitória para cada lado até ao momento
No percurso efetuado na Coppa pelos rossoneri até atingir a final, o momento mais alto foi a goleada de 3-0 ao rival Inter, na segunda-mão das meias-finais, sendo que nas eliminatórias anteriores a turma de Conceição eliminou AS Roma (3-1) e Sassuolo (3-1). O melhor marcador do AC Milan na época é o norte-americano Christian Pulisic (3.70 para marcar na Betclic), mas é Santiago Giménez que aparece em grande forma - bisou na partida da última sexta-feira. Um golo do avançado mexicano cota a 3.20. Os internacionais portugueses Rafael Leão (3.90) e João Félix (4.40) também merecem especial atenção da nossa parte.
As duas equipas defrontaram-se pela última vez na passada sexta-feira, com o triunfo a sorrir por três bolas a uma ao AC Milan, depois de ter sofrido primeiro com o golo de Orsolini, do Bologna. Na primeira volta da Serie A, os rossoblù ganharam, em casa, por 2-1, pelo que ambos chegam à final desta quarta-feira com um triunfo para cada lado na época.