Braga e Santa Clara perseguem a vantagem nas provas da UEFA
por Hugo Cruz

Consistência defensiva do Braga de Vicens em teste na Roménia
Na cidade de Cluj-Napoca, no complexo desportivo do Stadional Dr. Constantin Rădulescu, conhecido pelo adverso ambiente criado pelos apaixonados adeptos romenos, a equipa do Braga procurará um resultado positivo nesta primeira mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa. Para a nossa parceira Betano, o favoritismo minhoto no mercado Qualificar-se é óbvio, como se percebe pelos 1.14 de cotação associados, contra os 4.15 atribuídos à Qualificação do CFR Cluj. Poderá, desde logo, ficar a conhecer a opinião dos especialistas SportyTrader na página do nosso prognóstico do encontro. Para fechar as principais opções relativas aos mercados de tendência de resultado, o tradicional 1X2 taxa a Vitória do Braga como o cenário mais provável, a 1.82, fechando com o Empate fixado a 3.45 e a Vitória do CFR Cluj a 4.55. Esta será a terceira partida oficial dos guerreiros na nova época, sem que tenham deslumbrado particularmente a nível ofensivo nas duas amostras anteriores, contra o Levski de Julio Velázquez, apesar do futebol de domínio na posse, que assegura com naturalidade uma boa segurança defensiva.
Ora, tal como a turma de Carlos Vicens – que não marcou, nem sofreu, em 180 minutos regulamentares da eliminatória anterior contra o Levski Sofia, contra quem venceu com golo após prolongamento –, também o CFR Cluj somou dois nulos frente aos suíços do Lugano e confirmou a qualificação em casa e no tempo-extra. A formação orientada por Dan Petrescu tem feito um início de campeonato romeno sofrível, com apenas quatro pontos somados em quatro jornadas. Na última ronda, na receção ao Univ. Craiova, esteve mesmo a perder por 0-3, tendo reduzido para os 2-3 final depois de ter-se recusado a baixar os braços. O último triunfo nos 90 minutos por parte do Cluj remonta a 17 de julho, por ocasião da segunda mão da 1.ª pré-eliminatória da Liga Europa, onde os romenos afastaram os húngaros do Paks. Apesar dos dois golos marcados na última partida, a turma de Petrescu tem exibido muitas dificuldades no processo de criação ofensiva, pelo que deverão ser evitadas apostas a favor dos Overs, apesar dos apelativos porém perigosos 2.07 atribuídos ao Mais de 2.5 golos e dos 1.93 para o “Sim” no Ambas as Equipas Marcam da Betano.
Santa Clara tenta justificar favoritismo em Ballymena de moral em alta e com lição forasteira aprendida
Larne. É este o nome da equipa para muitos desconhecida que o Santa Clara terá de ultrapassar na 3.ª pré-eliminatória da Liga Conferência para chegar ao playoff, onde terá à espera o vencedor do confronto entre Ballkani, do Kosovo, e Shamrock Rovers, da República da Irlanda. O segundo classificado da última edição da primeira divisão do futebol da Irlanda do Norte, consecutivamente campeão em 22-23 e 23-24, agregou experiência europeia numa fase final pela primeira vez em 2024-25, onde encerrou a fase de liga da terceira maior prova de clubes organizada pela UEFA no 34.º e antepenúltimo lugar, com três pontos, três golos marcados e 12 golos sofridos em seis partidas disputadas. Esta receção aos açorianos surge dias antes da estreia no novo campeonato norte-irlandês, tal como a turma de Vasco Matos – que visita no próximo domingo o reduto do Famalicão, sem descanso neste supersónico início de temporada.
Na visita à Irlanda do Norte, mais especificamente à cidade de Ballymena, no condado de Antrim, o Santa Clara já realizou uma longa viagem, sendo que defrontará o carrasco dos letões do Auda na 1.ª pré-eliminatória e dos kosovares do Prishtina na 2.ª pré-eliminatória – curiosamente, em ambos os casos o Larne superou o estatuto de underdog fornecido pelos bookies e seguiu em frente após grandes penalidades. A opinião da SportyTrader para a partida sugere um jogo trancado taticamente, como pode consultar na página do nosso prognóstico. Relativamente ao cenário de favoritismo, a Betclic nem atribui cotação ao apuramento do Santa Clara, mas oferece 9.50 para a Qualificação do Larne. Já em termos do mercado mais tradicional de tendência de resultado, a Vitória do Larne paga a 7.10, o Empate cota a 4.35 e a Vitória do Santa Clara surge taxada a interessantes 1.41. Ainda que esteja avaliado a 2.05, o Acima de 2.5 golos no mercado de Total de Golos deverá ser evitado, bem como mercados favoráveis ao sucesso da equipa do jovem técnico Nathan Rooney, que chegou ao Larne no final de maio deste ano. Serão os encarnados de Ponta Delgada capazes de regressar à ilha de São Miguel em vantagem na 3.ª pré-eliminatória da Liga Conferência, onde procuram fazer história?