CAN 2025: arrancam hoje os oitavos-de-final!
por Hugo Cruz
Leões da Teranga contra Falcões do Jediane: que futuro para o Senegal de Mané contra o Sudão?
Será com grande expectativa que a Seleção Senegalesa chegará aos oitavos-de-final da Taça das Nações Africanas, onde desde cedo era considerada uma das favoritas a poder conquistar o troféu na final do dia 18 de janeiro. Recordamos que o coletivo de Pape Thiaw marcou presença na final pela última vez em 2021, onde venceu o único título de campeão africano da sua história, depois de ter perdido na final de 2019. No Grupo D, o Senegal confirmou dentro de campo a sua qualidade, apurando-se com sete pontos, graças a triunfos sólidos contra Botswana (3-0) e Benin (3-0), com empate pelo meio frente à República Democrática do Congo (1-1).
A seleção do Sudão, por sua vez, beneficiou dos três pontos somados no duelo da segunda jornada frente à Guiné Equatorial (1-0), que serviu para terminar entre os quatro melhores terceiros classificados. Nas contas do Grupo E, vencido pela Argélia e onde o Burkina Faso terminou na vice-liderança, o coletivo de Kwesi Appiah acabou no 3.º lugar, com saldo negativo de golos fixado em um marcado e cinco sofridos. Descubra a opinião sustentada dos nossos especialistas na página do prognóstico SportyTrader da partida. A ação que terá lugar no Stade Ibn Batouta promete exibir uma equipa dos Leões da Teranga bastante superior, tanto que a Vitória do Senegal cota a 1.16, contra os 5.70 do Empate ou os 22.00 da Vitória do Sudão.
Embate de águias no Mohamed V entre Mali e Tunísia: haverá prolongamento?
Com solidez suficiente para acreditar na possibilidade de chegar às fases adiantadas da Taça das Nações Africanas, onde nunca venceu o título de campeão, o Mali defrontará a Tunísia a partir das 19h00, em Casablanca, no Stade Mohamed V. No Grupo A, a formação orientada por Tom Saintfiet não venceu nenhum jogo, mas também não perdeu. Apurou-se com três pontos, que serviram para terminar no 2.º lugar, um ponto acima de Comores (0-0 na última jornada). Esta foi uma partida onde os malianos foram superiores, mas não conseguiram traduzir em golos a supremacia. Anteriormente, o Mali havia empatado contra o anfitrião Marrocos (1-1), superando as expectativas, depois de dividir os pontos em disputa com a Zâmbia (1-1), com golo sofrido na compensação depois de desperdiçar oportunidades para “matar” o jogo.
Da parte da seleção da Tunísia, vencedora da CAN na edição de 2004, o trajeto não foi tão positivo quanto se previa no Grupo C, apesar do 2.º lugar, conseguido com quatro pontos, dois acima da Tanzânia. Na estreia, os pupilos de Samir Trabelsi deixaram água na boca dos seus adeptos ao derrotar o Uganda, por 3-1, num jogo que dominaram por completo. Com grande expectativa para o duelo com a Nigéria na segunda ronda, os tunisinos entraram a dormir e só acordaram a partir do minuto 70, quando já perdiam por 0-3. Acabaram por reduzir para 2-3 e ameaçar o empate no fim, sem efeitos práticos. A precisar de um ponto frente à Tanzânia na última ronda, as Águias de Cartago não forçaram a barra em demasia e fizeram igualdade a 1-1. Conheça a opinião dos especialistas SportyTrader no nosso prognóstico do jogo. Partida onde o Empate, avaliado na Betano a 2.67, parece-nos o desfecho mais provável.