CAN 2025: Moçambique tenta prolongar o sonho contra a Nigéria, Egito defronta o Benin
por Hugo Cruz
Faraós contra Chitas: Egito com grande margem de favoritismo contra o Benin
Recordista de título de campeão da Taça das Nações Africanas, com sete taças na vitrine – a última arrecadada em 2010 –, a seleção nacional do Egito já marcou presença em duas finais desde a última conquista, mas nas últimas duas edições da prova não foi além dos oitavos-de-final. O grupo liderado por Hossam Hassan estará, assim, de sobreaviso, apesar do favoritismo que lhe é conferido pelos bookies contra a seleção do Benin, que se qualificou como 3.º classificado do Grupo D, graças à vitória conseguida frente ao frágil Botswana (1-0). Nos dois restantes jogos, a formação de Genot Rohr perdeu com a RD Congo (0-1) e o Senegal (0-3).
A equipa dos Faraós, por sua vez, não deslumbrou em termos exibicionais no Grupo B, mas fez uma campanha competente e mais do que suficiente para se apurar no 1.º lugar da tabela classificativa, com sete pontos – graças às vitórias sofridas a abrir contra Zimbabwe (2-1) e África do Sul (1-0) e ao empate a fechar com Angola (0-0). Não deixe de consultar a opinião dos nossos especialistas no prognóstico SportyTrader do encontro. Uma partida onde o apuramento da equipa de Mohamed Salah e companhia, que cota a 1.16 na Betano, é o cenário mais esperado por todos, contra os 3.85 da possível Qualificação do Benin.
Nigéria com mais chances teóricas contra histórica seleção de Moçambique, que quer continuar a bater recordes
Três vezes campeã na maior competição de seleções da CAF, a Seleção Nigeriana almeja repetir o feito logrado pela última vez em 2013 e tem motivos para acreditar que poderá lá chegar. Além de ter participado na final da última edição de 2023, o grupo orientado pelo selecionador Éric Chelle tem sido das equipas a praticar melhor futebol na competição, o que resultou em oito golos marcados na fase de grupos. Primeira fase onde as Super Águias viram Ademola Lookman em grande forma e onde bateram Tanzânia (2-1), Tunísia (3-2) e Uganda (3-1), totalizando os nove pontos em disputa no registo que permitiu terminar no 1.º lugar do Grupo C. Moçambique, por seu turno, é a equipa que mais representa as competições portuguesas na CAN e tem tido em Geny Catamo o jogador em maior foco. Descubra a nossa visão mais aprofundada no prognóstico do Nigéria - Moçambique.
O extremo do Sporting conseguiu faturar frente ao Gabão (vitória por 3-2) e aos Camarões (derrota por 1-2). Na primeira jornada, os Mambas não deixaram má impressão em termos de qualidade competitiva, mas não evitaram perder contra a superior Costa do Marfim (0-1). Os três pontos com que terminou no 3.º lugar do Grupo F levaram a Seleção Moçambicana a realizar história, já que nunca tinha se apurado para a fase a eliminar. O registo de golos de 4-5 permitiu terminar ainda no 1.º lugar da classificação dos terceiros melhores classificados. Será a turma de Victor Osimhen capaz de cumprir o favoritismo e fazer cumprir os 1.31 de cotação associados à Vitória da Nigéria no mercado de 1X2 da Betano?