Ciclismo - Giro 2025: as etapas marcantes da 108ª edição da Volta à Itália!
por Armando | por Armando

Giro de Itália 2025: um começo inédito na Albânia
Caso não saiba o que esperar do Giro 2025, não se preocupe, dado que nós lhe indicamos todos os pormenores relativamente às etapas mais interessantes desta prova de Ciclismo.
Com um total de 3413 km, 21 etapas e uma partida inédita da Albânia a 9 de maio, o Giro de Itália 2025 promete ser um grande espetáculo! De acordo com o nosso prognóstico Giro 2025, embora seja de esperar que Roglic, compatriota esloveno de Pogacar, lhe suceda no trono, são vários os pontos altos ao longo de toda a competição.
Entre o mar, a montanha e o património histórico, esta edição do Giro d'Italia, que parte da Albânia a 9 de maio e termina em Roma a 1 de junho, proporciona a todos um percurso atrativo.
Principiando pelos três primeiros dias na Albânia, os ciclistas colocarão os seus recursos em prática. A etapa 3 à volta de Vlorë oferece a primeira grande dificuldade, mais concretamente com a subida do desfiladeiro de Llogara (10,7 km a 7,3%). O primeiro contrarrelógio também chega cedo, pois realizar-se-á na etapa 2, circundando Tirana (13,7 km), a 10 de maio.
O percurso do Giro de Itália: primeiros encontros para os trepadores
Em Itália, o cenário torna-se sério na 7ª etapa até Tagliacozzo. Esta será a primeira chegada do pelotão a um cume, marcada por 14% de inclinação. Dois dias mais tarde, a etapa 9, entre Gubbio e Siena, terá quase 30 quilómetros da clássica italiana “Strade Bianche” e poderá ser fatal, bem como positiva, para os diversos ciclistas do pelotão.
Na etapa 10, o segundo contrarrelógio, entre Lucca e Pisa (28,6 km), dará continuidade à corrida antes de uma sucessão de etapas de montanha. A última semana será muito exigente e deverá ser decisiva no que concerne aos favoritos, destacando-se Monte Grappa (15ª etapa), o terrível final de San Valentino (etapa 16) e o temível Mortirolo (17ª etapa).
O clímax só chegará na etapa 20, com a mítica subida do Col du Finestre (18,5 km a 9,2%), um monstro natural, a uma altitude de 2200 metros. Este dia deverá pôr fim à luta pela camisola rosa!
Finalmente, o pelotão encerrará este Giro de Itália 2025 na capital Roma, uma oportunidade para re(descobrir) o património italiano. Podemos esperar um sprint final, passando por alguns dos mais belos monumentos da Cidade Eterna.
Este ano, na primeira grande Volta do jovem português da Figueira da Foz Afonso Eulálio (ao serviço da Bahrain Victorious), único ciclista luso em prova devido à ausência de Rui Costa, lesionado num joelho, a intensidade irá aumentar e o suspense deverá estar presente até ao fim... Em suma, este Giro de Itália será com toda a certeza muito divertido!