Define-se hoje o lote final dos oito finalistas da Taça das Nações Africanas!
por Hugo Cruz
Argélia e RD Congo enfrentam-se depois de prestações exímias na fase de grupos
Sem figurar de forma evidente no lote de principais favoritos à vitória final na Taça das Nações Africanas 2025, a Seleção Argelina tem qualidade de sobra para acreditar que pode conseguir repetir 1990 e 2019 – anos onde se sagrou campeã. No Grupo E, os comandados de Vladimir Petkovic qualificaram-se como primeiros classificados, com nove pontos, sete golos marcados e apenas um sofrido. Depois de golear o Sudão (3-0) e sofrer mais contra o Burkina Faso (1-0), as Raposas do Deserto impuseram o seu futebol mesmo a rodar os titulares no duelo da terceira jornada contra a Guiné Equatorial (3-1), onde Maza voltou a mostrar o seu perfume, depois de Riyad Mahrez brilhar nas duas primeiras rondas. Novo tento de Riyad Mahrez a qualquer altura paga a 2.92 na Betano.
Apesar do ligeiro favoritismo (a Vitória da Argélia é o desfecho mais provável no 1X2, com quotas de 1.95, enquanto Argélia para se Qualificar taxa a 1.42), será preciso respeitar muito a RD Congo. A equipa dos Leopardos terminou o Grupo D com os mesmos sete pontos do Senegal, quatro acima do Benin, a quem venceu na estreia num jogo complicado, por 1-0. Na segunda aparição, os pupilos de Sébastien Desabre empataram com o Senegal (1-1), goleando a fechar a fase de grupos o Botswana, por 3-0. Esperamos um jogo bastante emotivo e intenso, sobre o qual poderá consultar o prognóstico SportyTrader, onde terá à disposição a visão mais aprofundada dos nossos analistas.
Elefantes contra Garanhões: será a Costa do Marfim capaz de cumprir o favoritismo contra o Burkina Faso?
Será com enorme motivação que os campeões em título começarão a fase a eliminar na Taça das Nações Africanas esta terça-feira, depois de uma reviravolta épica conseguida no fecho do Grupo F, contra o Gabão, onde os Elefantes ganharam por 3-2 depois de estar a perder por 0-2. Sete pontos deixaram a turma de Emerse Faé no 1.º lugar da classificação do seu grupo, de mãos dadas com os Camarões, porém mais um golo marcado (cinco no total), depois de empatar com os Leões Indomáveis, a uma bola, e de vencer na estreia Moçambique, por 1-0. Habituado a gracejar os seus adeptos com boas prestações no CAN – finalista em 2013, semifinalista em 2017 e 2021 e com apuramento nos grupos conseguido em 2023 –, o Burkina Faso já conseguiu o seu grande objetivo.
A equipa comandada pelo selecionador Brama Traoré totalizou seis pontos no Grupo E, onde se apurou como 2.ª classificada, apenas atrás da Argélia, com quem perdeu (0-1) de forma respeitosa na segunda jornada, depois de vencer a Guiné Equatorial (2-1, com uma reviravolta incrível nos descontos) e antes de derrotar o Sudão (2-0). Recorde-se que pode consultar a opinião dos nossos especialistas na página do nosso prognóstico do encontro. Uma partida onde é esperado bastante rigor tático de parte a parte, bem como grande fisicalidade. A Vitória da Costa do Marfim cota a 1.70 na Betano, que confere 3.20 ao Empate e cotação de 5.50 à eventual Vitória do Burkina Faso.