Dia de decisões para Angola contra os Faraós na Taça das Nações Africanas

por Hugo Cruz

image Dia de decisões para Angola contra os Faraós na Taça das Nações Africanas
Num palco com capacidade para aproximadamente mais de 45 mil pessoas, no Stade Adrar, na cidade de Agadir, a seleção nacional de Angola cumprirá o terceiro e último jogo da sua campanha na fase de grupos da Taça das Nações Africanas, esta segunda-feira, a partir das 16h00. Pela frente, estará o já qualificado Egito, de Salah e companhia, que deverá promover uma rotatividade acentuada já a pensar nas fases a eliminar. A formação liderada pelo francês Patrice Beaumelle pretenderá aproveitar o possível relaxamento dos faraós para conseguir um triunfo histórico contra os egípcios e assegurar a passagem aos oitavos-de-final, depois de somar apenas um ponto nas duas primeiras jornadas do Grupo B. Serão os angolanos capazes de surpreender?

Uma vitória inédita poderá apurar os Palancas Negras para os oitavos-de-final

Nunca Angola derrotou o Egito em jogos oficiais, nem sequer em partidas amigáveis de preparação. Terá, por isso, de ser feita história nesta segunda-feira, por parte dos Palancas Negras, para que a equipa onde pontifica Beni Mukendi, do Vitória SC, e Jonathan Buatu, do Gil Vicente, possa carimbar o objetivo da qualificação para os oitavos-de-final da Taça das Nações Africanas. Até aqui, Angola não foi capaz de somar os três pontos, tendo perdido num jogo equilibrado na estreia contra África do Sul (1-2). Na segunda jornada, registou empate, a uma bola, contra o Zimbabwe, num duelo onde deixou a desejar em termos exibicionais.

Do outro lado, estará uma seleção nacional do Egito que foi a primeira a assegurar a qualificação direta para os oitavos-de-final, ao somar seis pontos em seis possíveis nas duas primeiras jornadas do Grupo B. O coletivo orientado pelo selecionador Hossam Hassan começou por fazer valer a sua superioridade, com suor e sofrimento à mistura, frente ao Zimbabwe (2-1, num jogo onde Salah carimbou a reviravolta já em período de compensação), acabando por tornar a vencer na segunda aparição. Foi contra a África do Sul e novamente com o avançado do Liverpool em destaque, ao apontar de grande penalidade o golo que valeu os seis pontos e a qualificação como vencedor do Grupo B à equipa nacional do Egito.

Com a Seleção Egípcia já qualificada para a fase a eliminar, Angola aposta todas as fichas num triunfo que carimbe o passaporte rumo aos oitavos-de-final do CAN 2025

Será, por isso, com diferentes índices de exigência que as duas seleções chegarão ao confronto desta segunda-feira, onde Angola necessitará, ao que tudo indica, de vencer para conseguir o passaporte rumo aos oitavos-de-final. Um possível empate deixará a equipa de Patrice Beaumelle com apenas dois pontos, o que deverá ser insuficiente para terminar como um dos quatro terceiros melhores classificados. Recordamos que pode consultar a opinião dos especialistas SportyTrader na página do nosso prognóstico do encontro. Uma partida onde o favoritismo é ligeiramente conferido à formação faraónica.

Nos mercados principais do encontro, o 1X2 da Betano fixa a Vitória do Egito com cotações de 2.50, sendo este um cenário que se verificou pela última vez no histórico de confronto direto entre ambos em setembro de 2021, na fase de apuramento da CAF para o Campeonato do Mundo 2022. Um possível Empate, que nos parece uma solução possível de investimento, paga a 2.80, enquanto que a Vitória de Angola segue avaliada com odds de 3.10. Sugerimos, após uma extensa e profunda análise, uma aposta no mercado de Total de Golos Mais/Menos a favor de Mais de 1.5, com quotas de 1.44 na Betano. Isto porque o Egito tentará fechar com chave de ouro a sua prestação na fase de grupos, perante uma Seleção Angolana que terá de arriscar para marcar pelo menos um golo e somar os três pontos.