Euro 2025: até onde podem chegar as navegadoras?
por Hugo Cruz | por Claudio Ferreira

Ambição reforçada na terceira presença de sempre para Portugal
Depois da aposta feita no desenvolvimento do futebol profissional feminino em Portugal, a equipa das quinas conseguiu a primeira presença de sempre em fases finais de Europeus em 2017, nos Países Baixos. Nessa edição, não foi além da fase de grupos, onde até deixou uma imagem interessante, perdendo por margens respeitáveis perante as poderosas Espanha (0-2) e Inglaterra (1-2), com um triunfo – o primeiro de sempre em fases finais – frente à Escócia (2-1). Em 2022, Portugal voltou a marcar presença na prova, então realizada por terras britânicas, num grupo onde só conseguiu um ponto, na estreia com a Suíça (2-2). Seguiram-se derrotas contra os Países Baixos (2-3) e a Suécia (0-5).
Se ultrapassar a fase de grupos, a seleção feminina de Portugal atinge a melhor prestação de sempre num Europeu de futebol
À terceira participação, a formação comandada por Francisco Neto acredita que será de vez! Num Grupo B composto igualmente por Itália, Bélgica e Espanha, as navegadoras almejam corrigir a imagem deixada no último duelo com “La Roja” – derrota por 1-7 em abril passado, na fase de grupos da Liga das Nações, onde não evitou a despromoção ao segundo escalão. Além disso, Portugal acredita na possibilidade de somar pontos na segunda jornada, contra a Itália, e no fecho da fase de grupos, diante da Bélgica, que não goza de grande expressão no futebol feminino internacional.
O percurso das navegadoras na fase de grupos do Euro 2025
Para carimbar a presença na competição que decorre na Suíça durante este mês de julho, Portugal realizou uma ótima prestação na fase de apuramento, onde começou por somar 16 pontos em 18 possíveis no Grupo 3 da Liga B. Desperdiçou pontos apenas na visita da penúltima jornada à Bósnia e Herzegovina, onde empatou sem golos. Na derradeira ronda, Ana Capeta, Jéssica Silva e companhia derrotaram Malta, por 3-1, ganhando o direito a disputar o playoff.
Na fase a eliminar, a Seleção Portuguesa não teve problemas para superar a sua congénere do Azerbaijão nas meias-finais, com um triunfo agregado por 8-1, depois de vencer fora por 4-1 e em casa por 4-0. Na última eliminatória de acesso ao Euro 2025, a turma de Francisco Neto nem cumpriu por inteiro na receção à República Checa, tendo apenas empatado a um golo, mas foi vencer fora as checas, por 2-1, e garantiu a terceira presença consecutiva em fases finais da mediática prova da UEFA.
Nesta fase final, o arranque da prestação lusa está previsto já para a próxima quinta-feira, frente à Espanha, duelo já analisado pela Sportytrader e com o nosso prognóstico do encontro disponível. Em Berna, a equipa de Francisco Neto procura limpar a imagem deixada em abril passado, contra uma das melhores seleções femininas do mundo da atualidade, num embate onde um empate ou uma derrota vendida a preço elevado já não seria mau de todo em termos psicológicos.
Na segunda jornada, Portugal terá desafio importante frente às italianas, em Genebra, num confronto previsto para a próxima segunda-feira, dia 7, às 20h00 (de Portugal continental). O terceiro e decisivo confronto acontecerá no dia 11, uma sexta-feira, também às 20h00, frente à Bélgica.
Os favoritos à conquista do troféu na Suíça
Sem muitas possibilidades de sucesso nas Apostas de longo prazo da Betano no Campeonato da Europa 2025 de futebol feminino, Portugal aparece com robusta cotação de 65.00 para vencer o título de campeão europeu. As principais favoritas parecem ser nesta altura a Espanha, que tem ao dispor várias jogadoras que se conhecem muito bem visto que atuam juntas ao serviço do Barcelona, e a Alemanha, que já conquistou oito troféus de campeã europeia. Respetivamente, as cotações são de 2.67 e de 4.75. No terceiro lugar do favoritismo ao triunfo na final, surge a campeã em título Inglaterra, com odds de 5.20, correndo ainda mais por fora a França, que surge a 6.20.
Numa fase em que nos masculinos a maior parte das equipas está de férias ou a preparar o arranque dos trabalhos tendo em vista a nova época, este mês de julho confere aos apostadores a oportunidade de acompanhar uma competição que tem se tornado cada vez mais mediática a nível global. O encontro de abertura na 14.ª edição do Europeu feminino de futebol arranca hoje às 17h00, com o nosso prognóstico do Islândia F - Finlândia F já disponível para consulta.