Euro Feminino 2025: astúcia italiana posta à prova contra o pragmatismo inglês
por Hugo Cruz

Inglaterra procura a segunda final consecutiva no Campeonato da Europa
Desde cedo apontada como uma das principais favoritas a chegar à fase decisiva do Euro 2025, a Seleção Feminina Inglesa nem começou da melhor maneira a sua trajetória, ao sair derrotada da primeira jornada da fase de grupos diante da França (1-2). Debaixo da pressão da necessidade de somar os três pontos, a turma de Sarina Weigman goleou os Países Baixos (4-0) e deu resposta cabal, acabando por tornar-se a impor de forma evidente perante as estreantes do País de Gales (6-1).
Na última eliminatória dos quartos-de-final, foi a vez de a Inglaterra apelar ao sentimento de orgulho, depois de entrada em falso contra a Suécia, que no espaço de 25 minutos conseguiu uma vantagem de dois golos. Após um primeiro tempo pouco exuberante, as inglesas puxaram dos galões na segunda metade e conseguiram chegar ao empate, por intermédio dos golos de Lucy Bronze e Michelle Agyemang, jogadoras que se estrearam a marcar na competição. No festim de penaltys desperdiçados, foi a Inglaterra a marcar mais (três em sete tentativas) e a seguir em frente.
Na meia-final desta terça-feira, a nossa parceira Betano avalia a Inglaterra como a seleção claramente favorita a garantir a Qualificação, com cotação associada de 1.26, contra os 2.87 atribuídos à Qualificação de Itália. Pode consultar mais informações e dados importantes na análise da partida na página conferida ao nosso prognóstico do Inglaterra F – Itália F. Além da aposta sugerida, o mercado de Jogadores representa uma opção sempre potencialmente a ter em conta: numa equipa inglesa que vale muito pela sua valia coletiva, as melhores marcadoras da turma de Sarina Weigman têm cotações apelativas para marcar a qualquer altura à Itália. São elas Georgia Stanway (3.75), Lauren James (2.50) e Ann Ella Toone (2.95).
Itália sonha com a sua terceira final e a primeira conquista
Habituada a ser uma das potências mais robustas no mundo do futebol masculino, a Itália não goza do mesmo estatuto na categoria de femininos e, em virtude disso, o melhor que conseguiu, desde 1984, foi chegar por duas vezes à final do Campeonato da Europa – a primeira em 1993 e a última em 1997. Na presente edição, as pupilas de Andrea Soncin já atingiram um feito considerável: esta é a melhor prestação do século, já que num total de seis edições de 2001 em diante em que participaram só tinham conseguido atingir os quartos-de-final, em duas ocasiões.
Na fase de grupos, a Squadra Azzurra somou apenas quatro pontos e terminou na 2.ª posição do Grupo B, onde começou por conquistar a vitória frente à Bélgica (1-0) de forma sofrida, empatou com Portugal (1-1) com golo sofrido em cima do apito final e foi incapaz de manietar a superior qualidade de Espanha, com quem também marcou primeiro, mas permitiu a reviravolta (1-3). Na eliminatória dos quartos-de-final, a contenda contra a Noruega acabou por ser muito bem disputada de parte a parte, mas saltou à vista o génio e a experiência de Cristiana Girelli, autora dos dois golos que apuraram as transalpinas. A atacante de 35 anos que veste as cores da Juventus é uma das jogadoras italianas mais prováveis a marcar a qualquer altura nesta meia-final, com cotação de 3.90 na Betano.
O mercado de 1X2 acaba por ficar completo com cenários pouco prováveis, com a Vitória da Itália a ter a precificação mais elevada, de 5.20, e o Empate a pagar a 3.95. A Vitória da Inglaterra tem maior probabilidade de vir, efetivamente, a acontecer, como se comprova pela cotação de 1.52, que continua a ter algum valor associado. Por tendência, historicamente este confronto entre inglesas e italianas tem sido movimentado e com golos. Desde um jogo particular realizado em 2017 entre si, a Inglaterra bateu a Itália em duas partidas, primeiro por 2-1 na Taça Arnold Clark Feminina e, mais recentemente, por 5-1, num jogo de preparação realizado em fevereiro de 2024. Mais de um ano volvido, com um ambiente escaldante na luta pelo acesso à final do Europeu 2025, serão as britânicas capazes de confirmar o seu favoritismo ou terá a Itália traquejo suficiente para realizar uma das maiores surpresas da competição até ao momento? Boas apostas!