Euro Feminino 2025: Inglaterra e Espanha discutem trono europeu em Basileia
por Hugo Cruz

Inglaterra sofreu para chegar à final, onde defende título conquistado em 2023
Esta será a quarta vez que a seleção feminina da Inglaterra assegura a presença na final de um Campeonato da Europa, sendo que na última, em 2022, conquistou finalmente o primeiro título de campeão da sua história. Esta tarde, a formação liderada pela selecionadora Sarina Weigman procura contrariar o estatuto de underdog e repetir a dose de sucesso conseguida no primeiro jogo da fase de grupos da Liga das Nações, em fevereiro passado, contra a Espanha. Essa foi, de resto, a última vez que a turma de Montserrat Tomé saiu derrotada de um terreno de jogo.
Depois de ter sofrido para eliminar nas grandes penalidades a Suécia e de necessitar novamente de prolongamento nas meias-finais, contra a Itália – onde marcou dois golos ao cair do pano no tempo regulamentar e no tempo extra –, a Inglaterra terá agora uma missão complicada pela frente. De acordo com a precificação da nossa parceira Betano, a Vitória de Inglaterra fixada em 5.00 é o cenário menos provável do mercado de 1X2, que fica completo com os 1.75 da Vitória da Espanha e odds de 3.90 para o Empate. Depois do esforço suplementar a que estiveram sujeitas na última eliminatória, as duas seleções devem passar boa parte do tempo encaixadas. Pode verificar a opinião da Sportytrader na página relativa ao nosso prognóstico da final do Euro 2025. Importa salientar ainda o mercado “Para vencer a Taça”, que confere à Espanha o favoritismo com odds de 1.34, enquanto que o Triunfo de Inglaterra paga a consideráveis 2.82.Apesar das dificuldades sentidas contra Suécia e Itália, a equipa de Sarina Weigman terá saído com o moral reforçado
Espanha procura primeiro título europeu e confirmar hegemonia internacional
Se tivermos em linha de análise a sequência de 10 vitórias consecutivas com que a Espanha chega a esta final do Campeonato da Europa Feminino 2025, torna-se mais fácil compreender o favoritismo atribuído às comandadas de Montserrat Tomé. Talvez com mais peso ainda, esteja no cardápio mais recente de Las Soñadoras as conquistas do Mundial 2023 – precisamente contra a Inglaterra, em Sydney – e da Liga das Nações, em 2024. Na Suíça, as espanholas têm justificado o sucesso com a prática de um futebol rendilhado, claramente voltado para o momento da organização ofensiva, que privilegia a qualidade técnica do seu plantel, onde se destaca Alexia Putellas, média ofensivo do Barcelona que aos 31 anos de idade tem sido das jogadoras mais influentes na manobra atacante da equipa de Tomé.
Las Soñadoras procuram três em três depois do Mundial 2023 e da Liga das Nações 2024
Depois do brilharete na fase de grupos contra Portugal (5-0), Bélgica (6-2) e Itália (3-1), a Seleção Espanhola apareceu numa versão mais comedida em termos de resultado contra a Suíça (2-0), nos quartos-de-final, mas não propriamente ao nível da exibição conseguida. Na meia-final da última quarta-feira, contra a Alemanha, a turma Roja falhou pela primeira vez o triunfo no tempo regulamentar – apesar do domínio evidenciado, em especial na primeira parte, onde poderia perfeitamente ter marcado –, mas garantiu a vitória no prolongamento, por 1-0. Nesta final, é provável que salte à vista a fadiga física e mental acumulada pelas duas equipas nas meias-finais da competição, pelo que pode fazer sentido o investimento, a 5.80, no “Sim” do mercado “Jogo para ir a penáltis”. A tarde deste domingo terá, assim, um interesse extra, desejando a Sportytrader votos de boas apostas a toda a comunidade!