Laver Cup 2025: Que equipa vai ganhar?
por Armando

Laver Cup 2025: Europa em busca do sexto título
Menos de duas semanas após o US Open, que marcou afincadamente os nossos prognósticos de ténis, alguns dos melhores jogadores do circuito estarão presentes em São Francisco para disputarem a Laver Cup.
Este ano, a equipa europeia terá um elenco de peso, com dois dos três jogadores mais competentes do mundo, Carlos Alcaraz e Alexander Zverev. Os seis tenistas à disposição de Yannick Noah, timoneiro da Team Europe, estão incluídos no top 25 mundial e farão desta formação a grande candidata desta edição de 2025 para conquistar o sexto título neste certame, depois da glória em 2017, 2018, 2019, 2021 e 2024.
No entanto, é importante não subestimar o conjunto do resto do mundo, que será impulsionado pelo público californiano. Quatro jogadores americanos marcarão presença em São Francisco para defenderem a Team World, mais concretamente Taylor Fritz, Alex Michelsen, Reilly Opelka e Jenson Brooksby.
Embora, teoricamente, a equipa do resto do mundo pareça estar em desvantagem, terá vários trunfos na manga, com Taylor Fritz, obviamente, mas também Alex De Minaur. No entanto, uma possível vitória da Team World de Andre Agassi na Laver Cup 2025 passaria necessariamente por imensas dificuldades na Califórnia.
A composição das equipas: Equipa Europa vs Equipa Mundo
Embora vários nomes sonantes tenham ficado de fora da Laver Cup 2025 devido a lesões, escolhas ou descanso, as duas equipas terão certamente um excelente desempenho com Yannick Noah e Andre Agassi como comandantes:
Equipa Europa:
- Carlos Alcaraz (n°1)
- Alexander Zverev (n°3)
- Holger Rune (n°11)
- Casper Ruud (n°12)
- Jakub Mensik (n°17)
- Tomas Machac (n°22)
- Flavio Cobolli (n°25)
Comandante: Yannick Noah
Equipa Mundo:
- Talyor Fritz (n°5)
- Alex De Minaur (n°8)
- Francisco Cerundolo (n°21)
- Alex Michelsen (n°32)
- Joao Fonseca (n°42)
- Reilly Opelka (n°62)
- Jenson Brooksby (n°86)
Comandante: Andre Agassi
Laver Cup: agenda e funcionamento
As duas equipas irão competir durante 3 dias, seguindo algumas regras específicas. Cada jogador presente no plantel das duas equipas deverá disputar, no mínimo, uma partida de simples na sexta-feira ou no sábado, com um máximo de duas partidas disputadas por jogador. Para as duplas, pelo menos quatro dos seis jogadores deverão entrar em campo. Os embates serão realizados em dois sets e se houver necessidade de um terceiro set efetuar-se-á um super tie-break de 10 pontos.
- Sexta-feira, dia 19 de setembro: duas partidas individuais à tarde, uma partida individual e uma partida de duplas à noite.
- Sábado, dia 20 de setembro: duas partidas individuais à tarde, uma partida individual e uma partida de duplas à noite.
- Domingo, dia 21 de setembro: uma partida de duplas a começar, seguida de três partidas individuais (se necessário).
A Europa é teoricamente favorita
Vencedora no ano passado em Berlim, a Equipa Europa tem tudo para manter o troféu nas suas mãos. Com dois jogadores do top 3 mundial, Carlos Alcaraz e Alexander Zverev, para além de atletas que estiveram por muito tempo no top 10, como Holger Rune ou Casper Ruud, a formação europeia parece superior à Equipa Mundo, com muitas opções para Yannick Noah manobrar.
Embora a Equipa Mundo conte com Taylor Fritz e Alex De Minaur, o resto deste conjunto está, na nossa opinião, um pouco abaixo da adversária. O nosso prognóstico para o vencedor da Laver Cup 2025 é uma nova conquista da Equipa Europa!