Liga dos Campeões: Benfica visita Stamford Bridge de olho nos primeiros pontos
por Hugo Cruz | por Hugo Cruz
Chelsea e Benfica necessitam de comprovar o seu valor coletivo
Ambas as equipas chegam a esta segunda jornada da fase de liga da Liga dos Campeões com a clara sensação de que têm algo a provar. Depois de um belo arranque de temporada, o Benfica venceu apenas dois dos últimos cinco jogos em todas as competições e vem de uma vitória muito sofrida contra o Gil Vicente (2-1), onde passou a maior parte do tempo da segunda parte a defender perante os próprios adeptos, depois de empatar na Luz frente ao Rio Ave (1-1). Um cartão de visita modesto para as águias de Mourinho antes da visita à capital inglesa. Mas o que dizer do registo recente do Chelsea, que venceu apenas um dos últimos cinco encontros?
A derrota em Munique contra o Bayern (1-3) parece ter criado um estigma nos blues, que tornaram a perder logo de seguida contra o Manchester United (1-2). Uma vitória sofrida com reviravolta contra o modesto Lincoln City (2-1) há uma semana, pela Carabao Cup, foi o único resultado positivo da equipa no mês de setembro. Isto porque, no passado sábado, Enzo Maresca viu o médio Enzo Fernández adiantar o Chelsea no marcador na receção ao Brighton, da última jornada da Premier League, mas depois da expulsão de Chalobah (aos 53’) tudo mudou e os seagulls conseguiram virar para 3-1 nas contas finais.
As duas equipas voltam a defrontar-se três meses depois do Mundial de Clubes, que ditou a eliminação das águias da competição
José Mourinho alegou recentemente que a sua equipa tem muita fadiga acumulada, ainda está a encontrar as melhores soluções para um Benfica à sua imagem e defronta uma equipa que é trabalhada por Maresca há mais de um ano. Com muita qualidade nas suas fileiras, o Chelsea é o favorito e tem Vitória do Chelsea cotada a 1.60 na Betano, num mercado de 1X2 do jogo que confere uma probabilidade taxada em 4.20 para o Empate e de 5.30 para a Vitória do Benfica. Como forma de reforçar as suas conclusões, pode consultar a opinião dos especialistas SportyTrader no nosso prognóstico do encontro.
O historial entre Chelsea e Benfica contempla quatro partidas e é claramente favorável aos blues: a rivalidade começou nos quartos-de-final da Liga dos Campeões de 2011/12, onde a equipa de Jorge Jesus perdeu com o Chelsea de Roberto Di Matteo duplamente. Seguiu-se a memorável final da Liga Europa, em 2013, onde o Benfica perdeu em Amsterdão de forma bastante inglória, por 1-2. O reencontro teve lugar nos Estados Unidos, em junho passado, nos oitavos-de-final do Mundial de Clubes, onde o Chelsea ganhou, por 4-1, após prolongamento, rumo à final onde bateria o PSG por 3-0.
Mercado SuperSub 90’ da Betclic: em que jogadores apostar no Chelsea – Benfica?
Na nossa visão este será um jogo propenso a ter várias oportunidades de golo e aproveitamos para explorar as opções que a nossa parceira Betclic disponibiliza para um jogador ou o seu substituto marcarem. Do lado do Chelsea, no SuperSub 90’, o ponta-de-lança brasileiro João Pedro tem um perfil bastante trabalhador, mas pode dar que fazer com a sua movimentação a António Silva e Otamendi e tem cotação associada de 2.20.
Acreditamos noutra aposta de valor nos blues, já que Enzo Fernández conhece bem a ex-equipa, está de pé quente depois de ter marcado ao Brighton e, surpreendentemente, é o melhor marcador de Enzo Maresca na temporada, com três golos. O médio argentino tem aparecido em zonas adiantadas na zona central, pode benficiar de um papel mais criativo na ausência de Cole Palmer e tem golo associado a 3.75.
Do lado do Benfica, espera-se que José Mourinho adote uma postura estrategicamente mais reativa e, perante uma equipa do Chelsea sem amarras por jogar em casa, precisar da vitória e de reagir ao cenário de aparente crise. Neste âmbito, o extremo belga Dodi Lukebakio poderá ser uma arma a ter muito em conta, já que faz da velocidade e da capacidade de desmarcação na profundidade algumas das suas principais armas. Uma cotação de 4.40 para a estreia a marcar do internacional belga ex-Sevilla tem valor e merece a nossa aposta.