Seja responsável, jogue com moderação | 18+

Futebol: Meias-finais da Liga Europa decididas?

por Hugo Cruz

image Futebol: Meias-finais da Liga Europa decididas?
Já faltam menos de duas semanas para a grande final da Liga Europa, que terá lugar no Estadio San Mamés, em Bilbao. Tudo indica que teremos pela frente uma final à inglesa, com o Manchester United a defender perante os seus adeptos uma vantagem de três golos (3-0) contra o Athletic nesta segunda-mão e o Tottenham, na relva sintética do Aspmyra Stadion, com dois golos à maior (3-1) sobre o campeão norueguês Bodo/Glimt.

Bruno Fernandes pode ter empurrado o Manchester United para o grande objetivo da época

Foi com uma primeira parte de luxo em Bilbao, no palco que receberá o grande jogo do dia 21 de maio, que o Manchester United saiu de Espanha com um pé na final da Liga Europa. Garnacho avisou bem cedo, logo aos seis minutos, mas viu o golo ser-lhe anulado por fora-de-jogo. Entre a meia hora e o intervalo, Casemiro abriu a contagem e o internacional português Bruno Fernandes (melhor marcador dos red devils nesta competição, com sete golos em 12 jogos) anotou um bis, conferindo grande conforto à turma de Rúben Amorim – que beneficiou da expulsão de Dani Vivian ao minuto 35.

Mesmo com uma vantagem de 3-0, o Manchester United continua a ser taxado como o favorito à vitória no jogo da segunda-mão, com cotação para o evento de 1.83 na Betano, que confere 3.80 para o Empate e associa probabilidades de 3.95 à Vitória do Athletic Bilbao. No mercado de Jogadores, Bruno Fernandes para marcar a qualquer altura surge com uma avaliação de 2.70. Pode consultar a opinião dos nossos especialistas no nosso prognóstico da partida.

À procura de desfazer o sonho norueguês, o Tottenham pretende carimbar a final

Se na eliminatória já referida as coisas parecem praticamente decididas, no confronto entre Bodo/Glimt e Tottenham o golo marcado por Ulrik Saltnes aos 83 minutos da partida realizada em Londres entre as duas equipas, na semana passada, confere uma réstia de esperança aos noruegueses. A possibilidade de uma reviravolta está protegida na Betclic com uma generosa cotação de 5.50 no mercado do Vencedor da eliminatória, onde o esperado apuramento do Tottenham paga a perigosos 1.09.

Está à vista uma final inglesa em San Mamés, devido à vantagem obtida na primeira-mão por red devils e spurs

Na maior parte do tempo do jogo da primeira-mão, foi a formação de Ange Postecoglou a dominar e a mostrar uma face que poucas vezes exibiu ao longo desta época, sobretudo a nível interno, já que na Premier League tem feito a pior campanha das últimas quatro décadas. No relvado sintético do Aspmyra Stadion, que promete vestir-se de amarelo para apoiar o Bodo/Glimt na tentativa de uma recuperação épica, o favoritismo está bastante repartido, senão vejamos. No Placard, o cenário menos provável no mercado de Resultado final é o Empate (3.70), com a Vitória do Tottenham a cotar 2.40 e o triunfo dos anfitriões a 2.50. A nossa avaliação das probabilidades está disponível no prognóstico especialmente feito para o encontro.

O trampolim perfeito para a Liga dos Campeões da próxima época

Curiosamente, apenas o Athletic Bilbao, que das quatro equipas semifinalistas é a que está em pior posição teórica para chegar à final e lutar pelo troféu da Liga Europa, segue bem posicionado na competição doméstica para carimbar a qualificação para a fase de liga da próxima edição da Liga dos Campeões, a segunda desde que o novo formato implementado pela UEFA entrou em vigor.

Os espanhóis ocupam atualmente o 4.º lugar do quadro classificativo em La Liga EA Sports, com quatro pontos de vantagem sobre o 6.º classificado Betis. Já o Bodo/Glimt, que partilha o estatuto de underdog com o Athletic na antecâmara da segunda-mão das meias-finais da Liga Europa, terá sempre de passar pela fase preliminar da Liga dos Campeões.

Com campanhas historicamente negativas na Premier, Manchester United e Tottenham olham para o San Mamés como um trampolim para a próxima edição da fase de liga da maior competição de clubes na Europa. Se Rúben Amorim chegou em novembro a Old Trafford e tudo indica que seja uma aposta de projeto a longo prazo, já o caso de Ange Postecoglou é bem mais delicado, estando a sua continuidade dependente do sucesso – ou insucesso – que os spurs terão nesta Liga Europa.