Mercados de Jogadores a explorar na 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões
por Hugo Cruz

Malmo - FC Copenhagen: embate escandinavo com favoritismo dinamarquês
O campeão sueco tem estado longe do desempenho ideal na luta pela revalidação da sua conquista na Allsvenskan, mas atravessa um belo momento de forma e já deixou pelo caminho a concorrência do Iberia 1999 e do RFS na Liga dos Campeões. Apesar das sete vitórias consecutivas e dos oito golos marcados nos últimos três jogos, o Malmo tem no seu coletivo a sua principal força. Em casa, deverá apontar baterias à baliza do FC Copenhagen, até porque, em teoria, terá mais dificuldades para se impor ofensivamente quando se deslocar ao solo dinamarquês, na próxima semana. Na sequência do sorteio da passada segunda-feira, suecos e dinamarqueses já têm o Basileia à espera no play-off.
Essa será uma premissa que a formação de Jacob Neestrup promete aproveitar no jogo desta primeira mão, até porque o FC Copenhagen arrancou 2025-2026 em grande forma, com cinco vitórias em outros tantos jogos até ao momento. Aliada à boa consistência defensiva exibida, a criatividade de Magnus Mattson, pêndulo do meio-campo do campeão dinamarquês, tem estado em evidência no período mais recente - em quatro jogos, o camisola 8 marcou em três ocasiões, sendo o provável batedor das grandes penalidades, tendo já cobrado duas com sucesso na Liga dos Campeões. Um dos atletas mais motivados do momento no Copenhagen é também o avançado Jordan Larsson, que soma oito internacionalizações pela Suécia. O filho da antiga lenda Henrik Larsson está de pé quente, tendo feito a rede abanar nas duas últimas jornadas da Superligaen. Aqui, as nossas sugestões vão para para Magnus Mattson a marcar a qualquer altura, com cotação de 5.50 no Placard, e um golo de Jordan Larsson, a 4.25.
Dinamo Kiev - Pafos: ucranianos tentarão cumprir favoritismo caseiro a jogar em território neutro
Após ter chegado à terceira vitória em três jogos oficiais, depois de um calendário de pré-época com vários resultados menos positivos, o Dinamo Kiev torna a jogar em solo polaco, na Motor Lublin Arena, para receber o campeão cipriota Pafos, estando ambos à procura da vantagem na 3.ª pré-eliminatória, antes da partida decisiva da segunda mão da próxima semana. A formação onde milita o médio português Pepê, a que se juntou recentemente o ex-Benfica David Luiz, não tem muitos pergaminhos nas competições europeias, mas não precisou deles para deixar de fora o Maccabi Tel Aviv na eliminatória anterior, seguindo com grande ambição. No playoff, sairá desta ronda o adversário de Lech Poznan ou Estrela Vermelha.
Entre as principais armas de ataque das duas equipas, estarão naturalmente os homens da linha mais adiantada, até porque taticamente Dinamo Kiev e Pafos têm mostrado a sua valia, o que deverá originar um duelo trancado a espaços. Isso não deverá beliscar a motivação com que chegará o jovem internacional ucraniano Vladyslav Vanat (2.35 para marcar a qualquer altura no Placard), depois de ter marcado dois golos em três jogos na nova época, precisamente em cada um dos duelos europeus da ronda anterior. Com passagem pelo futebol português, ao serviço de Famalicão e Vitória SC, o atacante Anderson Silva é uma das setas do Pafos apontadas à baliza adversária, tendo mesmo sido o melhor marcador da última época, quando ainda estava no Chipre por empréstimo do Alanyaspor. Sendo um avançado possante fisicamente e com bom poder de finalização quer perto da área, quer na meia distância, a cotação de 4.25 para um golo seu a qualquer altura salta à vista.
Rangers - Viktoria Plzen: checos procuram sobreviver ao inferno do Ibrox Stadium
Crónico candidato ao título de campeão escocês, o Rangers tem passado por dificuldades na última década e meia, onde contabilizou apenas uma presença na fase final da Liga dos Campeões, há duas temporadas. Na 2.ª pré-eliminatória, os protestantes afastaram os gregos do Panathinaikos, antes de cumprirem contra o Motherwell, com empate a 1-1, o terceiro jogo oficial em 2025-26, sem derrotas e sempre a marcar pelo menos um golo. Um dos destaques desde início de época na formação de Russell Martin tem sido o jovem atacante francês Djeidi Gassama, que tem golo associado no Placard a 3.75 nesta partida e que marcou nas duas partidas frente ao Panathinaikos como arma secreta vinda do banco. Com maior dose de utilização em perspetiva, temos ainda Cyriel Dessers, que terminou 24-25 como o melhor marcador do Rangers, cujo golo paga a 2.95.
Do vencedor desta eliminatória, sairá o adversário de Salzburg ou Club Brugge no playoff da Liga dos Campeões, o que significa que uma destas quatro equipas marcará presença no sorteio final da fase de liga da maior competição de clubes da UEFA. Depois de um ano desportivo onde falhou a qualificação, o Viktoria Plzen aspira fortemente a continuar a lutar pelo maior objetivo neste início de temporada. Na 2.ª pré-eliminatória, o conjunto liderado por Miroslav Koubek conseguiu remontada forasteira contra os suíços do Servette, saindo de moral reforçado pela forma como se apurou. Com passado vincado pelo futebol inglês, onde passou vários anos ao serviço do Burnley e do Derby County, aos 33 anos o ponta-de-lança Matej Vydra tem sido o jogador em plano de destaque neste início de 25-26 para o Plzen. Tem golo a qualquer altura avaliado a 4.00 no Placard e, pela forte presença física e pelos quatro golos em quatro jogos até ao momento, tendo marcado nas duas últimas aparições, é uma opção a ter muito em conta.