Mundial 2026: Cabo Verde pode fazer história esta tarde
por Hugo Cruz

Angola tenta fintar o destino em Lobamba na estreia de Beaumelle
Não obstante a qualidade e o potencial dos Camarões, a Seleção Angolana tinha legítimas aspirações a conseguir a segunda qualificação da sua história para um Mundial. Com apenas 10 pontos somados nos oito primeiros jogos do Grupo D, as Palancas Negras estão a cinco pontos dos Camarões e só um autêntico milagre – ou vários em conjunto – ainda lhes permitiria subir ao 2.º lugar e terminar como um dos quatro melhores segundos classificados. Terão sempre de vencer na deslocação a Eswatini. Fique a conhecer a visão SportyTrader no nosso prognóstico do encontro.
Depois de ter permitido a surpresa na receção a Cabo Verde (1-2), em março, Angola tornou a perder em casa no mês passado frente à Líbia e terá hipotecado, ainda que não matematicamente, as suas possibilidades. A própria federação promoveu chicotada psicológica e contratou Patrice Beaumelle para suceder ao selecionador Pedro Gonçalves. A esperança é a última a morrer, contudo, e Angola procura atenuar prejuízos esta quarta-feira, estando sempre obrigada a ganhar. A Vitória de Angola paga a 1.42 na Betano.
Cabo Verde pode fazer história e garantir o apuramento hoje!
Para a seleção nacional de Cabo Verde este tem sido um apuramento memorável, visto que está muito bem lançada para vir a garantir uma das nove vagas automáticas de qualificação para o Mundial 2026. A equipa de Bubista tem nos convocados para esta quarta-feira vários jogadores que atuam no futebol português (Lopes Cabral, do Estrela, Telmo Arcanjo, do Vitória SC, Vozinha, do Chaves são apenas alguns exemplos) e pode alcançar um apuramento inédito em caso de vitória na Líbia. Saiba mais na página do nosso prognóstico da partida.
Com 19 pontos, os cabo-verdianos seguem com vantagem de quatro pontos em relação aos Camarões, no Grupo D, o que significa que podem nem vencer nenhuma das duas últimas partidas e ainda assim carimbar o passaporte. Certo é que um triunfo – ou hoje contra a Líbia, ou na receção da próxima segunda-feira a Eswatini – apurará a equipa para os Estados Unidos, México e Canadá no próximo verão! A expectativa é muita no país e o governo até concedeu tolerância de ponto aos trabalhadores locais para apoiarem devidamente a sua seleção nacional.
Tarefa quase impossível para a Guiné-Bissau
Inserida num contexto sociopolítico difícil nos últimos anos, a equipa nacional da Guiné-Bissau tem dado o seu melhor no Grupo A do apuramento da CAF para o Mundial do próximo verão. 10 pontos em oito jogos resultam no 4.º lugar à entrada para as duas últimas jornadas, com cinco ponto de atraso em relação à vice-liderança do Burkina Faso, que tem um lote de jogadores muito interessante e talvez por isso tenha vencido no Estádio 24 de Setembro (2-1) em março passado.
Um dos resultados que complicou a tarefa dos comandados de Emiliano Té, que para alimentar o sonho da qualificação – sempre pela via do play-off, pelo qual quatro segundos classificados lutarão após esta fase – tem de ganhar à Etiópia. O jogo será realizado em solo neutro, em Kigali, capital do Ruanda, e a Vitória da Guiné-Bissau paga a 1.65 na Solverde, com o Empate a ser uma opção interessante a 3.00.