Nova versão do Braga estreia-se em Sofia na Liga Europa
por Hugo Cruz | por Claudio Ferreira

Legítima ambição minhota no reencontro com Julio Velázquez
Definitivamente assegurado como espécie de “quarto grande” no futebol português de há vários anos a esta parte, o Braga alimenta há algum tempo o desejo de lutar por objetivos maiores. Aquando da sua reeleição, em maio passado, o presidente António Salvador reforçou a ambição de levar os guerreiros a conquistar o título de campeão nacional neste próximo mandato. Tem quatro anos para conseguir uma proeza de que já fala há algum tempo.
Em 2025-26, a primeira grande novidade foi desde logo a contratação do espanhol Carlos Vicens, que aos 42 anos abraçou a primeira aventura como técnico principal de um projeto com visibilidade depois de sete temporadas como adjunto do renomado Pep Guardiola. Também no mercado de transferências o Braga deu sinais de estar aí para se envolver na luta pelos primeiros lugares da classificação na Liga Portugal, sem deixar de ter grande intenção de marcar presença na fase de liga da Liga Europa – para lá chegar, terá de ultrapassar três eliminatórias, a primeira diante do Levski Sofia.
Antes de receber o Levski na Pedreira, o Braga procura dar passo importante rumo à qualificação para a 3.ª pré-eliminatória da Liga Europa
Investimento recorde na história do clube, o costa-marfinense Mario Dorgeles foi contratado aos dinamarqueses do Nordsjaelland por 11 milhões de euros e promete ser uma das figuras do novo plantel do Braga, ao qual foram também adicionados os contributos de Gustaf Lagerbielke (ex-Celtic), Gabriel Moscardo (por empréstimo do PSG), Alaa Bellarouch (ex-Strasbourg) e Djibril Soumaré (regressado de empréstimo ao Nacional).
Apesar da qualidade que os reforços prometem emprestar à equipa, Vicens terá nos pontas-de-lança Amine El Ouazzani e Fran Navarro as principais setas apontadas à baliza do Levski, sendo que o primeiro tem cotação de 1.88 para marcar a qualquer altura na Betano, enquanto o espanhol ex-Porto paga a 1.98. Na conferência de imprensa de antevisão da partida, Carlos Vicens procurou retirar pressão à sua equipa, mas a verdade é que é o Braga o grande favorito a garantir a Qualificação, com odds atuais de 1.06, contra os 5.60 conferidos ao apuramento do Levski. Também no mercado de 1X2 desta primeira mão da 2.ª pré-eliminatória da Liga Europa é a formação portuguesa a ter maior fatia de favoritismo, com 1.52 associados à Vitória do Braga, 3.95 ao Empate e 6.00 à Vitória do Levski. Tem à disposição a visão dos especialistas da Sportytrader na página relativa ao nosso prognóstico do encontro.
Crónico candidato ao título búlgaro em modo adormecido
Sobre a equipa do Levski Sofia, é um dos históricos do futebol da Bulgária, sendo o segundo clube mais titulado, com 26 conquistas de campeão nacional, apenas superado pelo CSKA Sofia, que possui mais cinco campeonatos no seu palmarés. Não obstante, o momento nos últimos anos não tem sido o melhor, dado que os adeptos do Levski não festejam desde 2008-09, tendo visto na última época o 2.º lugar conseguido aumentar para 16 anos o período de jejum.
Também na Taça da Bulgária as coisas não têm corrido bem à equipa orientada pelo espanhol Julio Velázquez – que conta com passagens em Portugal por Belenenses, Vitória FC e Marítimo. Na última temporada, caiu nos quartos-de-final frente ao Cherno More, sendo que desde 2011 foi à final em quatro ocasiões, mas apenas em 2021-22 conseguiu erguer o troféu. A seu favor para este duelo com o Braga, o Levski Sofia terá maior ritmo competitivo, uma vez que partirá para o quarto jogo oficial da nova época desportiva, depois de ter eliminado os israelitas do Hapoel Beer Sheva na 1.ª pré-eliminatória da Liga Europa, nas grandes penalidades, depois de dois empates, e de ter se estreado na nova edição da efbet Liga com goleada de 5-0 ao Montana, em casa.
Segundo clube com o palmarés mais rico no campeonato da Bulgária, o Levski Sofia alimentou em 2024-25 um jejum que perdura há 16 anos
Na anterior eliminatória da segunda maior competição de clubes organizada pela UEFA, o gigante da cidade de Sofia superou as expectativas, uma vez que tinha odds de 2.10 para o seu apuramento contra o vice-campeão israelita em título. Apesar da maior valia inquestionável dos guerreiros do Minho, toda a atenção será necessária nesta deslocação ao solo búlgaro.
Com um jogador português nas fileiras – Aldair Neves, titular na ala direita da defesa do Levski nos dois jogos com o Beer Sheva –, uma das principais esperanças de Velázquez recairá no criativo Marin Petkov, que em três jogos em 25-26 já fez dois golos e uma assistência e cuja importância na equipa saiu reforçada depois da saída do avançado Alexander Kolev rumo ao futebol chinês. No mercado de Jogadores, um golo do camisola 88 do Levski – que deve jogar ao lado dos brasileiros Rildo (ex-Santa Clara) e Everton Bala – paga a 7.40 na Betano por esta altura. O jogador mais provável a fazer o gosto ao pé do lado dos búlgaros é, ainda assim, o avançado Mustapha Sangare, com cotações de 3.05. Boas apostas!