Os marcadores de serviço em sábado de qualificação para o Mundial
por Hugo Cruz
Em Tbilisi, a Espanha pode dar passo de gigante ou carimbar mesmo a qualificação
O primeiro jogo escolhido está marcado para arrancar às 17h00 deste sábado, na Boris Paichadze Dinamo Arena, na cidade de Tbilisi. Em casa, a Geórgia, que já não tem praticamente possibilidades de se apurar, receberá a visita da Espanha, que lidera com mais três pontos do que a Turquia a classificação do Grupo E.
Para se apurar, La Roja terá de conseguir um resultado melhor do que os turcos na receção à Bulgária. Significa isto que vencer poderá não chegar para a turma de Luis de la Fuente se qualificar já hoje, mas ganhando e com mais 12 golos no critério da diferença será uma questão de tempo. Consulte a visão dos especialistas SportyTrader na página do nosso prognóstico da partida.
No duelo da primeira volta entre espanhóis e georgianos, a Espanha rematou 24 vezes e acabou com um xG aproximado de 3.93
Na primeira volta, a Espanha derrotou a Geórgia em casa por 2-0, num duelo onde dominou por completo, desperdiçou oportunidades de golo para vencer de forma ainda mais vincada e até falhou uma grande penalidade. Com um ataque móvel em perspetiva, a equipa de Nuestros Hermanos promete vir a replicar a boa dinâmica ofensiva que tem exibido nos últimos tempos, colocando diversas unidades em zonas de finalização.
É neste sentido que salta à vista o nome de Mikel Oyarzabal, criativo da Real Sociedad que tem atuado cada vez mais perto da área adversária e que conta cinco golos nos últimos seis jogos onde atuou por 65 ou mais minutos. É provável o camisola 21 da Espanha repita a titularidade neste jogo do apuramento, tendo uma generosa quota de 2.05 para marcar a qualquer altura na Betano.
Máquina dinamarquesa em este contra a Bielorrússia no Parken Stadium
Com uma geração bastante interessante de atletas, a Seleção Dinamarquesa tem tido a competente concorrência da Escócia neste apuramento, com quem partilha o saldo de 10 pontos no Grupo C – a vantagem nos golos (+11 contra +5) está do lado escandinavo. Às 19h45, a equipa de Brian Riemer – que conta com Morten Hjulmand, capitão do Sporting, e Victor Froholdt, motor do FC Porto, nas fileiras – recebe com grande favoritismo a seleção da Bielorrússia.
Caso vença ficará sempre mais perto da qualificação, mas nunca ficará matematicamente confirmada hoje. Isto porque a Dinamarca visita na última jornada a Escócia e o critério da diferença de golos é o primeiro a desempatar caso as equipas terminem em igualdade pontual. Há cerca de cinco semanas atrás, os dinamarqueses aviaram a Bielorrússia fora de portas, em território húngaro (na cidade de Zalaegerszeg), com uma goleada por 6-0 em que Hojlund e Dreyer bisaram, com Froholdt e Dorgu a completarem a folha dos marcadores na 3.ª jornada.
Aconteça o que acontecer, a Dinamarca só poderá fechar oficialmente a qualificação na última jornada contra a Escócia
No duelo desta noite - sobre o qual pode consultar o nosso prognóstico do encontro - prevê-se novamente um domínio acentuado por parte da Dinamarca, que promete criar várias oportunidades de golo, quer com um futebol mais direto e assente na capacidade física dos seus avançados, quer com uma articulação mais refinada no jogo entre linhas, a solicitar maior capacidade técnica.
Seja como for, o avançado Rasmus Hojlund será sempre uma arma perigosa – a aposta no atacante do Napoli para marcar a qualquer altura paga a 1.57 na Betano –, ele que marcou nos últimos três compromissos pela sua seleção e que conta quatro golos em quatro jogos de apuramento.