Seja responsável, jogue com moderação | 18+

Playoffs de subida/manutenção: sábado de emoções fortes

por Hugo Cruz

image Playoffs de subida/manutenção: sábado de emoções fortes
As emoções relacionadas com a permanência e a subida de escalão nos principais patamares do futebol nacional têm o primeiro de dois capítulos agendados para o final da tarde deste sábado. Na Vila das Aves, o AVS, antepenúltimo classificado da Liga Portugal Betclic, receberá a visita do Vizela, terceiro classificado da Segunda Liga. No mítico Estádio do Restelo, Os Belenenses, terceiro na fase de subida da Liga 3, disputam a vantagem na primeira mão do playoff contra o Paços Ferreira, antepenúltimo classificado do segundo escalão.

Fator anímico pode ser decisivo entre AVS e Vizela

Nas últimas quatro edições do playoff entre a primeira e a segunda divisões, foi o terceiro classificado da Liga 2 a bater o antepenúltimo classificado da Primeira Liga. O treinador do AVS, José Mota, já alertou para esse facto, devendo a equipa avense ter de se levantar das cinzas depois da goleada sofrida na última jornada do campeonato ante o Moreirense (0-3), num jogo em que o cenário de vitória teria garantido a permanência à equipa, já que o Estrela também foi derrotado no seu desafio. A perspetiva dos nossos especialistas sobre este primeiro jogo do playoff está disponível na página do prognóstico respetivo.

Em sentido inverso, aparece uma equipa do Vizela extremamente motivada pela impressionante segunda volta que realizou no mapa competitivo da Liga 2, onde somou uma incrível sequência de 20 jogos consecutivos sem perder, com 14 vitórias e seis empates. A última derrota da formação a cargo de Fábio Pereira remonta a 15 de dezembro do ano passado, precisamente no último jogo realizado antes da chegada à cidade do treinador natural do Funchal. O Vizela desceu há precisamente um ano atrás, tendo fechado a sua campanha no campeonato de 2024-25 da Liga 2 com vitória na visita ao Marítimo (2-1) da última ronda, que não serviu para a promoção direta, uma vez que Alverca e Tondela também ganharam e cumpriram a sua parte.

Desde 2020-21, em quatro edições do playoff, a equipa da Liga 2 eliminou sempre o antepenúltimo do primeiro escalão

As diferenças na qualidade do futebol praticado por ambas as equipas surgem refletidas na colocação das odds para o mercado do Vencedor do Jogo de Promoção/Despromoção, com a Betano a cotar o Vizela como favorito (1.42) frente ao AVS (2.40). Relativamente ao mercado de 1X2, a equipa do primeiro escalão tem ligeiro favoritismo, com vitória avaliada em 2.50, o Empate a 3.15 e o triunfo do Vizela a 2.77.

Na nossa parceira Betclic, a seleção de Sim no mercado de As duas equipas marcam aparece cotado a 1.82, enquanto o Não paga a 1.75, naquele que é mais um indício que nos faz acreditar numa primeira mão muito disputada, com alta intensidade na disputa de cada bola por parte de ambas as equipas, mas onde o critério e o esclarecimento na hora de atacar não sejam propriamente uma realidade.

Azúis e castores desejam obter vantagem antes da decisão na Mata Real

A primeira mão do playoff entre Liga 2 e Liga 3 está prevista para o final da tarde (19h00 locais) deste sábado, com entrada livre para quem desejar assistir ao duelo entre Os Belenenses e Paços Ferreira, o que gera a promessa de criar um ambiente muito interessante de apoio aos azúis no mítico Estádio do Restelo, em Lisboa. A expectativa de um jogo intenso e com poucos golos aparece devidamente justificada no nosso prognóstico da partida.

Antes do apito inicial, a Betano taxa o Paços Ferreira como favorito a vencer o playoff, com cotação de 1.36 para o sucesso dos castores e 2.47 para a subida de Os Belenenses. No mercado de 1X2 do encontro, há apenas um ligeiro favoritismo para os visitantes, cuja vitória paga a 2.57, diante dos 2.90 atribuídos ao Empate e da cotação de 2.75 para a Vitória de Os Belenenses.

Outrora campeão nacional, Os Belenenses defrontam o Paços Ferreira, que em 2013-14 representou Portugal… na Liga Europa

Com um título de campeão nacional e três Taças de Portugal, os azúis do Restelo têm feito o percurso da descida ao inferno e tentativa de regresso ao céu nos últimos anos. Em 17/18, Os Belenenses caíram do principal escalão até ao futebol distrital da AF Lisboa, promovendo um projeto sólido e consistente de crescimento sustentado que levou a equipa à subida à Liga 2 há duas temporadas atrás. Em 23-24, não conseguiu mostrar a qualidade competitiva necessária para se manter no segundo escalão e regressou à Liga 3.

Pela frente estará um Paços Ferreira que tem uma história recente vincada no mais alto patamar do futebol nacional, onde passou doze das treze temporadas decorridas entre os anos civis de 2010 e 2023. Na segunda época consecutiva na Liga 2, os castores escaparam por pouco à descida automática, pelos quatro pontos de vantagem com que encerram a fase regular sobre a Oliveirense, mas não se livraram de disputar o playoff de manutenção, ao terminar um ponto abaixo do Portimonense.