Portugal a um passo da qualificação no Mundial de voleibol
por Hugo Cruz

Seleção Lusa pode celebrar acesso aos oitavos-de-final esta madrugada
Com uma pontuação de 149.43 na última atualização do ranking da FIVB, a Seleção Portuguesa aparece na 24.ª posição da classificação geral do voleibol mundial, 20 lugares acima da 44.ª classificada Colômbia (93.35). Com três pontos no registo nesta fase de grupos do Mundial 2025 que decorre nas Filipinas neste mês de setembro, a equipa orientada por João José surge a discutir o apuramento para a primeira fase a eliminar, perante uma seleção da Colômbia impossibilitada de lá chegar e que cumprirá calendário à procura da sua primeira vitória de sempre numa fase final de um Campeonato do Mundo.
Os pupilos de Paolo Montagnani cumprem a estreia em fases finais na cidade de Manila, onde ainda não conseguiram conquistar nenhum ponto… nem sequer nenhum set. Na estreia, a equipa sul-americana foi vítima da superior qualidade dos Estados Unidos, com quem perdeu 20-25 no primeiro set, 21-25 no segundo e 14-25 no set que fechou o encontro a favor da turma de Karch Kiraly. Diante de Cuba, na segunda jornada, a Colômbia mostrou uma ligeira superior capacidade de competir, mas não evitou novo 0-3, com parciais de 22-25, 21-25 e 20-25.
20 lugares acima no ranking FIVB da Colômbia, a equipa lusa tem a obrigação moral de vencer o jogo e, consoante o resultado, ficar à espera do resultado entre EUA e Cuba
Portugal promete ser mais fiável do que os colombianos nos atos de serviço, cometendo menos erros a servir, já que tem maior qualidade à disposição e mesmo contra os Estados Unidos – frente a quem a Colômbia mostrou grandes fragilidades – teve momentos onde conseguiu equilibrar e ameaçar até conquistar um set contra uma das maiores potências do voleibol mundial – não foi à toa que conquistou a medalha de bronze na última edição dos Jogos Olímpicos. É esperado por isso um domínio luso do início ao fim, tal como pode verificar segundo a visão dos especialistas SportyTrader no nosso prognóstico do encontro.
De acordo com a precificação da nossa parceira Betano, é esperada também por parte dos bookies uma supremacia clara do lado da equipa estrelada por Ivo Casas, Tiago Violas, José Pedro Pinto ou Filip Cveticanin. No mercado de Vencedor do jogo, a Vitória de Portugal surge cotada a diminutos 1.03, ao passo que a Vitória da Colômbia aparece a 6.60 – o que representaria um acontecimento histórico. Consideramos um investimento de valor no separador de Handicap, a seleção de Portugal -2.5 no mercado Handicap de sets de jogo, com cotação de 1.47 na Betano. A SportyTrader deseja boas apostas a toda a comunidade!