Portugal de peito cheio contra os Estados Unidos em Manila

por Hugo Cruz

image Portugal de peito cheio contra os Estados Unidos em Manila
A marcar presença na fase final de um Campeonato do Mundo de voleibol pela primeira vez 23 anos depois de 2002, a Seleção Portuguesa volta a entrar em campo nesta segunda-feira de cabeça bem erguida, depois de ter sido capaz de rebater o estatuto conferido pelas casas de apostas de underdog na madrugada do passado sábado. A vitória contra Cuba permite aos comandados de João José chegar à segunda jornada com os mesmos três pontos dos Estados Unidos da América, que apresentam alta dose de favoritismo mas que estarão de sobreaviso pela capacidade demonstrada pela turma lusa na jornada inaugural. Quem vencer, caso o faça por dois sets de diferença e chegue aos seis pontos, pode ficar muito perto de garantir a qualificação para as fases a eliminar!

Comandados de João José querem fazer história contra uma das maiores potências do voleibol mundial

Na antecâmara da estreia das duas seleções na fase de grupos do Campeonato do Mundo de Voleibol, Portugal encontrou Cuba a ocupar a 10.ª posição do ranking FIVB, mas não teve problemas para superar uma seleção com historial reforçado na modalidade depois de ter sido finalista vencida em 2010 e ter conquistado várias medalhas de prata e bronze em Mundiais. Em resposta à exibição menos conseguida no primeiro set, que resultou em 20-25, a turma de João José melhorou substancialmente nas ações defensivas daí em diante e conseguiu uma reviravolta de 0-1 para 3-1 (25-22; 25-19; 25-19).

Para tal, muito contribuíram os 19 pontos de Nuno Marques, o melhor pontuador do lado nacional no encontro, secundado por Filip Cvetinacnin e José Pedro Pinto, cada um com 14 pontos. Coletivamente, nos últimos três sets foram decisivas as melhorias no momento da defesa baixa e do aproveitamento do side-out. Esta segunda-feira, a Seleção Portuguesa volta a ter um encontro complicado pela frente, ainda que uma surpresa no duelo contra os Estados Unidos já não seja tida com o mesmo grau de improbabilidade por parte dos bookies.

A tarefa não se espera fácil, mas Portugal acredita que pode tornar a surpreender contra o favoritismo dos Estados Unidos

Ora, na Betclic, a Vitória dos Estados Unidos paga a 1.26, enquanto que a Vitória de Portugal está fixada em 3.07. Tem à sua disposição uma opinião fundamentada sobre o jogo na página dedicada ao nosso prognóstico dos Estados Unidos vs Portugal. A equipa orientada por Karch Kiraly conta com muita experiência nas suas fileiras, que emprestam elevada qualidade no momento do serviço e do bloqueio na ação defensiva, o que nos faz esperar problemas acrescidos para o ataque português.

Além disso, a profundidade no lote de escolhidos para a competição que decorre neste mês de setembro nas Filipinas também poderá ser decisiva e os americanos voltam a levar a melhor nesse aspeto. Facilidades não são esperadas, portanto, por parte de uma equipa nacional com 27 títulos conquistados no voleibol em várias competições, incluindo um título mundial da FIVB em 1986 e três medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos (em 1984, 1988 e 2008). Neste sentido, poderá também investir com conta, peso e medida no mercado de Handicap de sets, que cota os Estados Unidos -1.5 a 1.55 na nossa parceira Betclic.