Portugal estreia-se no Mundial de voleibol frente a Cuba
por Hugo Cruz

Cuba promete trazer montanha para escalar
O histórico de confrontos diretos entre as seleções dos dois países mostra-nos uma vitória para cada lado, com Cuba a derrotar Portugal por 3-2 em julho de 2016 e a equipa lusa a pagar na mesma moeda com resultado de 3-0 em junho de 2018. Neste sábado, de acordo com a precificação da nossa parceira Betano, as facilidades não serão as mesmas, até porque a equipa orientada por Jesús Cruz vem de uma participação na Liga das Nações onde deixou água na boca dos seus adeptos, com destaque para as vitórias conseguidas frente a Brasil e à Polónia, uma das principais favoritas ao título mundial nas Filipinas. A Vitória de Cuba está avaliada em 1.11 nesta altura, ao passo que a Vitória de Portugal cota a 4.50.
Pode conhecer a opinião dos especialistas SportyTrader na página dedicada ao nosso prognóstico da partida. Nas últimas aparições oficiais por ocasião da sua participação na Taça Pan-Americana, a Seleção Cubana defrontou e venceu Porto Rico, por 3-1, na reação à derrota com o Chile, por 0-3, ficando com o 7.º lugar na competição. Por sua vez, a Seleção Nacional disputou como última prova oficial a Liga de Ouro Europeia, onde se quedou na 7.ª posição, com sete pontos, duas vitórias e quatro derrotas. A equipa de João José atravessa um momento de forma bem positivo, tendo batido nos jogos de preparação as Filipinas em três ocasiões (3-0, 4-0, 3-1), em agosto, antes de derrotar a Roménia (3-0) na última terça-feira e também as Filipinas (3-0) no último ensaio antes do Mundial.
Até onde pode chegar Portugal no Mundial 2025?
A tarefa de igualar o emblemático oitavo lugar conseguido no Mundial 2002 não será fácil. Foi o próprio selecionador João José a admitir publicamente o favoritismo natural aos Estados Unidos, que conquistaram a medalha de bronze nos últimos Jogos Olímpicos de Paris (em 2024) e já têm um título mundial no palmarés, e a Cuba, que ostenta duas pratas e dois bronzes. Será frente à Colômbia, que participa pela primeira vez na sua história num Mundial, que Portugal terá uma oportunidade mais realista de somar os três ou dois pontos, mas a esperança é a última a morrer!
Após a estreia na manhã deste sábado frente a Cuba, a Seleção Nacional volta à ação ao início da tarde (14h00) da próxima segunda-feira, dia 15, no jogo teoricamente mais complicado da fase de grupos contra os Estados Unidos da América. A caminhada na ‘poule’ D ficará concluída na madrugada da próxima quinta-feira, dia 17, contra a Colômbia (03h00).