Campeonato do Mundo de Andebol: quem será o melhor marcador?
por Armando | por Claudio Ferreira

Os nossos favoritos ao título de melhor marcador do Mundial de Andebol
Torna-se sempre complicado apostar no melhor marcador de uma competição, ainda para mais de um Campeonato do Mundo de Andebol. Há muitos jogadores que têm enorme potencial para brilharem.
A melhor opção é olhar para os plantéis das nações que deverão chegar longe no torneio. Estes atletas têm mais probabilidades de disputar muitos jogos durante a prova. E três jogadores chamaram-nos a atenção antes do início do nosso prognóstico Mundial de Andebol 2025.
O nosso favorito número 1: Mathias Gidsel (Dinamarca)
Quem melhor do que Mathias Gidsel para ser considerado o favorito número 1 para o prémio de melhor marcador? Ele dominou escandalosamente as listas de goleadores nas últimas grandes competições. Precisa de provas? O lateral-direito dinamarquês foi o melhor marcador do Campeonato do Mundo de 2023 (60 golos), do Campeonato da Europa de 2024 (54 golos, empatado com o português Martim Costa) e dos Jogos Olímpicos de 2024 (62 golos).
Nos últimos Jogos Olímpicos, o jogador que foi eleito o melhor jogador de Andebol do ano 2023 estabeleceu um recorde na competição, rubricando um total de 62 golos. O atual atleta do Füchse Berlin não pretende ficar por aqui e deseja colocar o seu nome nos livros de história da sua modalidade desportiva. Ele será um dos principais trunfos da seleção favorita do torneio.
Com 68 golos assinados, o jogador natural de Skjern é também um dos melhores marcadores da Liga dos Campeões EHF em 2024-2025. Em busca da terceira medalha de ouro nos campeonatos do mundo de andebol masculino, o talento de 25 anos é o nosso grande candidato para terminar no topo da lista de marcadores.
O nosso favorito número 2: Renārs Uščins (Alemanha)
No verão passado, a Alemanha surpreendeu tudo e todos nos Jogos Olímpicos de 2024. A equipa germânica conquistou a medalha de prata no final do torneio olímpico. Durante a sua caminhada, conseguiu um verdadeiro feito ao derrubar a anfitriã França nos quartos de final (35-34 ap). Numa partida de loucos, Renārs Uščins destacou-se.
Apesar de ter apenas 22 anos, o lateral-direito alemão marcou 14 golos durante o encontro. O melhor marcador da partida foi um dos principais arquitetos da excelente campanha da sua seleção. Não só brilhou neste desafio, como também terminou no 4º lugar da tabela de goleadores olímpicos, contabilizando 52 tentos assinados.
O jogador do TSV Hannover-Burgdorf chega a este Mundial alguns meses depois dessas exibições, agora mais experiente e competente. Na companhia de Juri Knorr, em particular, Renārs Uščins é suscetível de faturar imensos golos nesta prova. Se a sua nação tiver novamente um bom desempenho, ele tem todas as cartas na mão para ocupar confortavelmente o seu lugar no pódio dos melhores marcadores.
O nosso favorito número 3: Dika Mem (França)
Há dois meses que não entra em campo... Dika Mem decidiu submeter-se a uma intervenção cirúrgica ao ombro direito depois de o ter deslocado. Contudo, a estrela francesa já está apta a participar no Campeonato do Mundo de Andebol ao serviço dos Bleus. Apesar de alguma falta de ritmo competitivo, o lateral-direito do Barcelona é um dos favoritos ao prémio de melhor marcador. Se não fossem os problemas físicos recentes, ele teria ficado em segundo lugar no nosso ranking.
Dado que está disponível para o torneio, teremos de o acompanhar de perto. Lembra-se da bola que este atleta perdeu nos quartos de final dos últimos Jogos Olímpicos perante a Alemanha? A seleção da França ressentiu-se... Algo é certo: o talento de 27 anos chegará a este torneio com a firme intenção de se redimir desse erro.
Longe de ter brilhado nos Jogos Olímpicos em casa, a França quer mostrar uma face completamente diferente. E isso passa, obviamente, pelos seus principais jogadores, entre eles Dika Mem. Este atleta está acostumado a ser um dos melhores artilheiros dos últimos grandes torneios. Então, porque não mudar o cenário para melhor e estar lá em cima no início de 2025?
Os nossos outros candidatos ao título de melhor marcador do Campeonato do Mundo de Andebol
Todos sabemos como é renhida a luta pelo título de melhor marcador. Não é de espantar que alguns jogadores se superem durante a competição e surpreendam alguns adeptos. Para além dos nossos três favoritos, identificámos também uma série de "outsiders" que, na nossa perspetiva, merecem ser acompanhados de perto.
Os favoritos estão bem preparados para se imporem neste Campeonato do Mundo de Andebol. Por isso, não é assim tão surpreendente encontrar jogadores das selecções dos nossos três candidatos referidos em cima. Na seleção da Dinamarca, Simon Pytlick brilhou nos últimos Jogos Olímpicos, terminando no pódio dos melhores marcadores (54 golos). Se os seus adversários conseguirem manter Mathias Gidsel sob controlo, ele poderá vir a ser o melhor goleador dinamarquês.
Aleks Vlah, da seleção da Eslovénia, rubricou uns Jogos Olímpicos soberbos e vai ser um jogador a observar.
Do lado da Alemanha, é difícil não mencionar Juri Knorr para além de Renārs Uščins. Capaz de fazer inúmeras assistências, pode igualmente rematar à baliza quando a sua nação precisa dele. E porque não destacarmos o francês Nedim Remili? Com uma desforra em mãos após os complicados últimos Jogos Olímpicos, o central francês sabe que vai estar no centro das atenções.
Outros jogadores, que fazem parte de selecções menos aguardadas, poderão facilmente deixar o seu cunho. Aleks Vlah é quase sempre prolífico ao serviço da Eslovénia. Foi o segundo melhor marcador dos últimos Jogos Olímpicos, com apenas menos 6 golos apontados que Mathias Gidsel. Por fim, há Kamil Syprzak. O pivot do PSG é um dos melhores marcadores da Liga dos Campeões nesta primeira metade da época. Por que não dar continuidade a essas prestações no Mundial de Andebol?