Joga por diversão, Com moderação | 18+

Que jogadores vai convocar Roberto Martinez para o Euro 2024?

por Claudio Ferreira | por Claudio Ferreira

image Que jogadores vai convocar Roberto Martinez para o Euro 2024?
A poucas semanas do começo do Euro 2024, estamos a poucos dias de conhecer a lista de convocados de Portugal para o Euro 2024. A Sportytrader tenta adivinhar os eleitos de Roberto Martinez.

Tudo sobre a convocatória de Portugal para o Euro 2024

Tudo sobre a convocatória de Portugal para o Euro 2024

O Euro 2024, que será disputado na Alemanha de 14 de junho a 14 de julho, será o primeiro grande teste de Roberto Martinez às ordens da Seleção das Quinas, uma das duas favoritas ao título segundo o nosso prognóstico do Euro 2024. Depois de uma fase de qualificação irrepreensível, com 10 vitórias em 10 jornadas, acabando com o melhor ataque da zona UEFA (36 golos), Roberto Martinez também acabou por dar um excelente perfume ao futebol da Seleção Nacional. Existem grandes expectativas para ver a evolução de Portugal nos jogos a doer.

Ainda antes do início do torneio e da Seleção Nacional se apresentar na Alemanha, onde se vai realizar a competição, Portugal ainda vai ter três jogos de preparação. O primeiro frente à Finlândia a 4 de junho, no Estádio José Alvalade. O segundo marcará o regresso da Seleção ao  Estádio Nacional, 8 de junho, frente à Croácia. Finalmente, Portugal fecha esta preparação fente à República da Irlanda a 11 de junho, no Estádio Municipal de Aveiro. O cenário ideal para ver em ação os eleitos de Roberto Martinez e quais as ideias do Selecionador de origem espanhola. Esquema tático, potenciais titulares e muito mais.

Quando vai ser a convocatória de Portugal para o Euro 2024?

O anúncio será feito pelo Selecionador Nacional, Roberto Martinez, na proxima terça-feira, 21 de maio, às 13:00 na Cidade do Futebol, em Oeiras. A divulgação da lista de convocados poderá ser acompanhada em direto nos canais tradicionais de desporto, no Canal 11 e na Sport TV.

Quantos jogadores é possível convocar para Euro 2024?

Ao contrário do número habitual que é de 23 jogadores, a UEFA autorizou a convocação de 26 atletas para o próximo Campeonato Europeu. Este número não é inédito, uma vez que no Euro 2020 (realizado em 2021), a UEFA permitiu convocar mais 3 elementos para compensar, potencialmente, jogadores ausentes devido a pandemia da Covid-19. O número de 26 elementos acabou por agradar às diferentes federações, que pediram este alargamento novamente.

Aposte no Euro 2024

Quem vão ser os convocados de Portugal para o Euro 2024?

Quem vão ser os convocados de Portugal para o Euro 2024?

Roberto Martinez depressa conquistou os corações dos portugueses. O técnico de origem espanhola rapidamente se começou a expressar na língua de Camões, com a qual responde a qualquer entrevista com muita transparência. E essa característica também acaba por se notar no seu trabalho. Cedo assumiu que queria implantar um núcleo duro para preparar o Campeonato da Europa e de facto, olhando para as convocatórias feitas pelo Selecionador Nacional, conseguimos identificar rapidamente cerca de 20 nomes que, em condições normais, estarão presentes na Alemanha.

Guarda-redes

Na próxima terça-feira os três guarda-redes deverão ter os nomes de Diogo Costa, José Sá e Rui Patrício. Existem poucas dúvidas nesta posição, sendo que o talentoso porteiro do FC Porto deverá ser o dono da baliza lusa.

Defesas

A lista alargada de 26 jogadores permite-nos encaixar mais um nome do que o habitual neste lote defensivo. Se à partida haveriam dois laterais para cada banda, mais quatro defesas centrais, a complexidade tática com que Roberto Martinez alimenta a equipa das Quinas leva-nos a crer que serão convocadas sete unidades defensivas.

Assim, João Cancelo e Dalot deverão contar para a lateral direita, ao passo que Nuno Mendes e Raphaël Guerreiro deverão ocupar a lateral esquerda. No eixo da defesa, deveremos ter o inoxidável Pepe, o consolidado Rúben Dias, os jovens António Silva e Gonçalo Inácio, e ainda cabe aqui o polivalente Danilo Pereira, que seria um dos beneficiados por este alargamento. As características de Danilo também permitem a Roberto Martinez mais flexibilidade tática, tendo-se visto várias vezes o jogador do Paris Saint-Germain a partir do meio-campo (trinco) e a recuar entre os dois defesas centrais para formar uma defesa a três quando o jogo pede isso.

Médios

Até aqui, a redação da Sportytrader aposta em 12 nomes, restando portanto 14 vagas. No centro do terreno, a decisão final promete ser bastante complicada para o Selecionador Nacional. João Palhinha deverá ter um lugar garantido no onze, sendo que Rúben Neves sempre foi o suplente do jogador do Fulham para o técnico espanhol.

Para a posição de ‘8’ Vitinha parece ser indiscutível entre os 26 pela época enorme que realizou ao serviço do campeão francês. Otávio Monteiro também parece imprescindível para Roberto Martinez, ao passo que Bruno Fernandes deve contar para a posição ‘10’. Para fechar, apostamos no jovem e incansável João Neves, do qual o Selecionador assume-se como grande apreciador das suas características. Ainda pode caber algum nome para o centro do terreno, que deixaremos para mais adiante, uma vez que aqui, este exercício parece bastante complicado.

Extremos

Bernardo Silva é outro nome cativo nos eleitos de Roberto Martinez, não se sabendo justamente se vai contar como média (em termos numéricos) ou como extremo direito, tal como Otávio aliás. Partindo do princípio que conta como médio/extremo direito, falta outro por decidir. Aliás esta posição do campo pode ser a maior incógnita do esquema tático de Roberto Martinez, e passamos por isso, para a posição de extremo esquerdo que deixa menos dúvidas. Rafael Leão parte na frente para ser titular, e João Félix também deve ser convocado, tendo sido sempre chamado pelo espanhol.

Avançados

Até agora, temos 21 nomes, existindo mais alguns que estão garantidos. Começando pelo capitão, Cristiano Ronaldo. O seu suplente será certamente o letal e trabalhador Gonçalo Ramos, sendo que se Diogo Jota recuperar a tempo também deverá ser convocado. Contas feitas, restam 2 vagas sobre as quais não temos certezas, mas passamos já a evocar os nomes mais prováveis para nós.

Os principais pretendentes às duas últimas vagas

Sem mais demoras, para nós, quem mais tem hipóteses de integrar esta lista final é sem sombra de dúvidas Matheus Nunes. Isto por varios motivos. Primeiro, por que não sendo titular no seu clube, ainda assim joga numa das melhores equipas e campeonato do mundo. Por outro lado, o jogador do Manchester City é dos que melhor conhece Bernardo Silva, que nunca deverá andar longe dele em campo. Depois, porque a última convocatória de Martinez nos trouxe esta (agradável) surpresa, sendo que Matheus teve um excelente desempenho no particular diante da Suécia. Por fim, o antigo jogador do Sporting tem um perfil diferente dos demais, bastante completo. Possante, com boa cultura tática, com excelente toque de bola e passada larga, trata-se de um verdadeiro box-to-box do qual apenas Renato Sanches se pode aproximar. Contudo, o jogador da Roma teve uma época para esquecer e não vai estar na Alemanha.

Finalmente, vai a decisão mais subjetiva, por ser também a mais complexa. Para a última vaga, apostamos - também por vários motivos - em Francisco Conceição. Com Bernardo Silva a ser o único esquerdino do meio campo para a frente e sendo o único que pode contar realmente para a posiç ao de extremos direito - sem esquecer Otávio que também faz o papel de médio-extremo às mil maravilhas - esta equipa precisaria de outro esquerdino com um verdadeiro perfil de extremo (mais ofensivo). Este agitador de jogo nato estreou-se no último jogo de preparação, frente à Eslovénia. Rápido, intenso, sempre ligado à corrente, é daqueles jogadores que consegue pôr em sentido qualquer defesa.

O atleta do FC Porto leva vantagem por exemplo sobre Francisco Trincão, que é muito mais permeável à pressão e por isso ganha esta luta à distância. Uma luta onde também poderíamos colocar Pote, mas que nem nos seus melhores períodos foi convocado pelo Selecionador Nacional. Teria certamente entrado na última convocatória, mas lesionou-se… perdendo definitivamente uma oportunidade para mostrar-se. Isto para não dizer que não se trata de um extremo puro e que a nosso ver, é fundamental ter na equipa. Apresentar-se sem um elemento rápido e intenso para um dos lados do ataque seria bastante curioso. Quem sai a perder também acaba por ser Pedro Neto que passou boa parte da segunda metade da época lesionado e que a nosso ver, partiria na frente pela excelente primeira volta que fez. No entanto, não esquecemos nem Ricardo Horta nem Bruma. Ambos os jogadores do SC Braga podem ser uma das surpresas a viajarem para a Alemanha.

Aposte no Euro 2024

O nosso prognóstico dos 26 convocados de Portugal para o Euro 2024

O nosso prognóstico dos 26 convocados de Portugal para o Euro 2024

  • Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), José Sá (Wolverhampton Wanderers FC) e Rui Patrício (AS Roma)
  • Defesas: João Cancelo (FC Barcelona), Diogo Dalot (Manchester United), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Manchester City), António Silva (SL Benfica), Gonçalo Inácio (Sporting CP), Danilo Pereira (PSG), Nuno Mendes (PSG) e Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund)
  • Médios: João Palhinha (Fulham FC), Rúben Neves (Wolverhampton Wanderers FC), Otávio Monteiro (FC Porto), Vitinha (PSG), João Neves (SL Benfica), Matheus Nunes (Wolverhampton Wanderers FC), Bruno Fernandes (Manchester United)
  • Avançados: Bernardo Silva (Manchester City), Francisco Conceição (FC Porto), Rafael Leão (AC Milan), João Félix (FC Barcelona), Cristiano Ronaldo (Al Nassr), Gonçalo Ramos (PSG) e Diogo Jota (Liverpool FC).

Cá estão os 26 nomes em que apostamos. Se a grande maioria é bastante óbvia com as sucessivas convocatórias a tornarem esses nomes bastante consensuais, outros acabam por ser subjetivos, mesmo que tenhamos tentado explicar o nosso ponto de vista da melhor forma. Resposta definitiva na próxima terça feira, dia 21 de maio às 13 horas portuguesas.

Estão em risco de falhar o Europeu

Do nosso prognóstico sobre os convocados portugueses para o Euro 2024, alguns nomes correm o risco de falhar a convocatória. Os casos mais gritantes são os de Diogo Jota e de Raphaël Guerreiro, ambos lesionados nas últimas semanas de competição pelos seus clubes. Tendo em conta que são casos que costumam ter recaídas frequentes, Roberto Martínez poderá não arriscar.

Quem entraria?

Para as duas possíveis vagas, apostamos em Nélson Semedo para o lugar de Guerreiro, fazendo com que Dalot ou Cancelo fique a contar para a lateral esquerda, indo o jogador do Wolverhampton para a direita. Para o lugar do craque do Liverpool, apostaríamos em Ricardo Horta, embora a nosso ver, as características de Pote fossem interessantes. Mas tal como dissemos, as possibilidades de vermos o leão na Alemanha são bastante remotas.

Aposte no Euro 2024