Santa Clara embarca no sonho europeu com primeira paragem em Varazdin
por Hugo Cruz

Açorianos perseguem qualificação europeia inédita com aposta feita na continuidade
Que grande trabalho anotou o jovem técnico Vasco Matos no primeiro ano ao serviço do Santa Clara, que em 2024-25 comemorava o seu regresso ao convívio dos grandes do futebol português, tendo logrado uma prestação recorde ao terminar na 5.ª posição da classificação geral, apenas atrás de Sporting, Benfica, FC Porto e Braga. À consistência tática de grande valia, a equipa de Ponta Delgada agregou índices de agressividade competitiva muito interessantes na última temporada e, no defeso, apostou em segurar as principais pérolas do seu plantel e também… Vasco Matos. Aos 44 anos, o técnico lisboeta terá recusado uma aproximação do Botafogo e também foi associado à liderança do Vitória SC depois da saída de Luís Freire – que, entretanto, foi anunciado como o novo selecionador nacional de sub-21.
Na pré-temporada, os sinais deixados pelo Santa Clara foram francamente positivos, com destaque para a vitória frente ao Wolves (2-1), de Vítor Pereira que milita na Premier League. Além disso, a equipa da ilha de São Miguel bateu ainda o Middlesbrough (1-0) e o Portimonense (4-1), tendo empatado frente a Farense (1-1) e Louletano (0-0). Na estreia oficial prevista para o final desta tarde, em território croata, a Vitória do Santa Clara, avaliada a 2.02, no mercado de 1X2 da Betano é o cenário mais provável, com o Empate fixado em 2.82 e a Vitória do Varazdin a pagar a 3.55.
Em relação ao mercado de Qualificação, a equipa portuguesa é claramente favorita, com cotações de 1.20, contra os 3.45 da qualificação do Varazdin. Pode saber mais sobre a opinião da Sportytrader na página do nosso prognóstico da partida. No famoso mercado Jogadores, que costumamos espreitar com atenção, um golo a qualquer altura de Vinicius Lopes cota a 2.85, enquanto um tento de Gabriel Silva paga a 3.55. Peças fundamentais no esquema ofensivo do Santa Clara, ambos foram os melhores marcadores em 24-25 e são os jogadores mais prováveis a marcar de acordo com a precificação da Betano.
Varazdin fará a estreia oficial em 2025-2026 com ambição redobrada
Sem grande expressão no futebol croata, onde a exemplo nunca conseguiu vencer um título de campeão nacional, o Varazdin contabiliza no seu palmarés apenas uma Taça da Croácia – em 2005-06 – e dois títulos de campeão do segundo escalão. Na última época, a formação a cargo do treinador Nikola Safaric cumpriu a terceira temporada consecutiva no patamar mais elevado do futebol croata e conseguiu a melhor classificação desde a temporada em que conquistou a taça local pela única vez na sua história, ou seja, nos últimos 19 anos.
Na fase de preparação para atacar o que espera que seja mais um ano histórico, o Varazdin deixou bons apontamentos, ao evitar a derrota em quatro jogos amigáveis, onde venceu Aluminij (2-0), Sarajevo (2-1) e Zorya (2-1) e empatou com o Sesvete (0-0). O quarto classificado da última edição da SuperSport HNL perdeu neste mercado de transferências o melhor marcador da derradeira época, com a saída de Dimitar Mitrovski para os eslovenos do Olimpija Ljubljana.
Uma das principais apostas do técnico Safaric, que chegou à liderança da equipa em dezembro de 2023, é a consistência defensiva, tendo no guarda-redes Oliver Zelenika e no central Lamine Ba – internacional pela Mauritânia – alguns dos ativos da sua maior confiança. Recentemente contratado ao Charlotte FC, o extremo cabo-verdiano Iuri Tavares, de nacionalidade portuguesa e com formação partilhada entre Benfica e Vitória SC, será um dos jogadores a ter em conta no processo ofensivo do Varazdin. Na Betano, tem cotação de 4.90 para fazer o gosto ao pé.