Seja responsável, jogue com moderação | 18+

Santa Clara embarca no sonho europeu com primeira paragem em Varazdin

por Hugo Cruz

image Santa Clara embarca no sonho europeu com primeira paragem em Varazdin
Equipa sensação do campeonato português em 2024-25, o Santa Clara fará também a sua estreia oficial na nova época desportiva logo mais ao final da tarde, com deslocação importante à cidade de Varaždin, para a realização da primeira mão da 2.ª pré-eliminatória da Liga Conferência. Diante dos croatas do Varazdin, equipa que superou as expectativas na última edição da SuperSport HNL, os encarnados de Ponta Delgada assumem o favoritismo ao apuramento e esperam sair da deslocação à Croácia com a vantagem no bolso. O jogo tem arranque previsto para as 19h00, de Portugal continental, e realizar-se-á no Gradski stadion Varazdin. Embarquemos numa viagem pelo primeiro capítulo daquela que o Santa Clara espera que seja uma história inesquecível nas competições da UEFA.

Açorianos perseguem qualificação europeia inédita com aposta feita na continuidade

Que grande trabalho anotou o jovem técnico Vasco Matos no primeiro ano ao serviço do Santa Clara, que em 2024-25 comemorava o seu regresso ao convívio dos grandes do futebol português, tendo logrado uma prestação recorde ao terminar na 5.ª posição da classificação geral, apenas atrás de Sporting, Benfica, FC Porto e Braga. À consistência tática de grande valia, a equipa de Ponta Delgada agregou índices de agressividade competitiva muito interessantes na última temporada e, no defeso, apostou em segurar as principais pérolas do seu plantel e também… Vasco Matos. Aos 44 anos, o técnico lisboeta terá recusado uma aproximação do Botafogo e também foi associado à liderança do Vitória SC depois da saída de Luís Freire – que, entretanto, foi anunciado como o novo selecionador nacional de sub-21.

Na pré-temporada, os sinais deixados pelo Santa Clara foram francamente positivos, com destaque para a vitória frente ao Wolves (2-1), de Vítor Pereira que milita na Premier League. Além disso, a equipa da ilha de São Miguel bateu ainda o Middlesbrough (1-0) e o Portimonense (4-1), tendo empatado frente a Farense (1-1) e Louletano (0-0). Na estreia oficial prevista para o final desta tarde, em território croata, a Vitória do Santa Clara, avaliada a 2.02, no mercado de 1X2 da Betano é o cenário mais provável, com o Empate fixado em 2.82 e a Vitória do Varazdin a pagar a 3.55.

Em relação ao mercado de Qualificação, a equipa portuguesa é claramente favorita, com cotações de 1.20, contra os 3.45 da qualificação do Varazdin. Pode saber mais sobre a opinião da Sportytrader na página do nosso prognóstico da partida. No famoso mercado Jogadores, que costumamos espreitar com atenção, um golo a qualquer altura de Vinicius Lopes cota a 2.85, enquanto um tento de Gabriel Silva paga a 3.55. Peças fundamentais no esquema ofensivo do Santa Clara, ambos foram os melhores marcadores em 24-25 e são os jogadores mais prováveis a marcar de acordo com a precificação da Betano.

Varazdin fará a estreia oficial em 2025-2026 com ambição redobrada

Sem grande expressão no futebol croata, onde a exemplo nunca conseguiu vencer um título de campeão nacional, o Varazdin contabiliza no seu palmarés apenas uma Taça da Croácia – em 2005-06 – e dois títulos de campeão do segundo escalão. Na última época, a formação a cargo do treinador Nikola Safaric cumpriu a terceira temporada consecutiva no patamar mais elevado do futebol croata e conseguiu a melhor classificação desde a temporada em que conquistou a taça local pela única vez na sua história, ou seja, nos últimos 19 anos.

Na fase de preparação para atacar o que espera que seja mais um ano histórico, o Varazdin deixou bons apontamentos, ao evitar a derrota em quatro jogos amigáveis, onde venceu Aluminij (2-0), Sarajevo (2-1) e Zorya (2-1) e empatou com o Sesvete (0-0). O quarto classificado da última edição da SuperSport HNL perdeu neste mercado de transferências o melhor marcador da derradeira época, com a saída de Dimitar Mitrovski para os eslovenos do Olimpija Ljubljana.

Uma das principais apostas do técnico Safaric, que chegou à liderança da equipa em dezembro de 2023, é a consistência defensiva, tendo no guarda-redes Oliver Zelenika e no central Lamine Ba – internacional pela Mauritânia – alguns dos ativos da sua maior confiança. Recentemente contratado ao Charlotte FC, o extremo cabo-verdiano Iuri Tavares, de nacionalidade portuguesa e com formação partilhada entre Benfica e Vitória SC, será um dos jogadores a ter em conta no processo ofensivo do Varazdin. Na Betano, tem cotação de 4.90 para fazer o gosto ao pé.