Será a seleção de Moçambique capaz de superar as expectativas no CAN 2025?
por Hugo Cruz
As possibilidades de Moçambique na Taça das Nações Africanas 2025
Na qualidade de seleção mais representada ao nível de jogadores que atuam nos campeonatos portugueses na edição de 2025 do CAN, Moçambique terá um total de seis atletas chamados a competir por Chiquinho Conde que figuram em clubes dos dois primeiros escalões do futebol nacional. Geny Catamo, extremo do Sporting, é o jogador mais valioso da convocatória e a figura ofensiva da equipa dos Mambas, que contam também nas fileiras com Diogo Calila (Santa Clara), Witi (Nacional), Kimiss Zavala (Marítimo), Keyns Abdala (Chaves) e Chamito (Académico de Viseu). No Grupo F, ao lado dos tubarões Costa do Marfim e Camarões, além da concorrência do Gabão, não esperamos facilidades para que Moçambique supere a história. Isto porque, em cinco participações (1986, 1996, 1998, 2010 e 2023), a Seleção Moçambicana nunca foi capaz de ultrapassar a fase de grupos.
Em boa verdade, antes de 2023 o melhor que tinha conseguido foi somar um ponto em duas edições diferentes. Na última edição da Taça das Nações Africanas, os moçambicanos terminaram com dois pontos no Grupo B, depois dos empates com o Egito (2-2) e o Gana (2-2), além da derrota frente a Cabo Verde (0-3). Não hesite em consultar várias opiniões dos nossos especialistas sobre a competição no nosso prognóstico do CAN 2025. Cenários altamente improváveis, o título de campeão para Moçambique paga a 110.00, sendo uma das quotas mais elevadas na Betano para o Vencedor Final. Sendo o apuramento um objetivo já de si histórico, apresentamos outro evento pouco crível, mas que tem quotas de 40.00 – falamos da escolha de Moçambique para Chegar à Final.
O calendário dos Mambas no Grupo F, um dos mais difíceis na teoria
Com transmissão televisiva assegurada em solo moçambicano pela TVE e SuperSport e em contexto nacional na SportTV, Moçambique tem arranque previsto na fase de grupos no próximo dia 24, num horário próximo à quadra natalícia, prevista para a próxima quarta-feira. O complicado confronto com a Costa do Marfim tem início agendado para as 17h30 (GMT 0) e terá lugar no Stade de Marrakech, em Marrakech. No domingo seguinte, dia 28 às 12h30, a formação comandada por Chiquinho Conde terá o jogo teoricamente mais acessível, contra a seleção nacional do Gabão. Para o fim, estará agendado novamente um duelo teoricamente difícil, contra os Camarões, às 19h00, de uma quarta-feira, dia 31.