Seja responsável, jogue com moderação | 18+

Sporting realiza diante do Sunderland penúltimo teste de pré-época

por Hugo Cruz

image Sporting realiza diante do Sunderland penúltimo teste de pré-época
A menos de duas semanas da estreia oficial na nova época desportiva de 2025-26, frente ao rival Benfica – na Supertaça Cândido de Oliveira –, a equipa do Sporting realiza esta noite o segundo jogo de preparação aberto ao público na sua pré-temporada. Os sinais deixados não têm sido positivos e, em meio à novela em torno do futuro de Viktor Gyökeres – que segue em incumprimento, fora dos trabalhos de preparação da nova época leonina –, a formação de Rui Borges defronta o Sunderland, recém-promovido à Premier League. A ação tem início previsto para as 20h00 de mais logo, no Estádio Algarve, em Faro, e será a penúltima aparição amigável dos leões antes de 31 de julho.

Campeão espera interromper sequência de quatro particulares consecutivos sem vencer

Torna-se inevitável comentar a atualidade da equipa do Sporting sem referir o caso Gyökeres, que tem estado fora dos trabalhos de preparação liderados pelo treinador Rui Borges, a tentar forçar a venda do seu passe aos ingleses do Arsenal. Sem o internacional sueco, que levou a equipa às costas nas duas últimas temporadas, os leões têm sentido mais dificuldades para impor o seu futebol – pelo menos a avaliar pela única partida particular realizada à porta aberta, na última semana, contra o campeão escocês Celtic (derrota por 0-2), no primeiro de dois testes abertos ao público inseridos no estágio que a equipa realiza por estes dias no Algarve.

Nesse encontro, Rui Borges apostou num sistema diferente daquele que levou o Sporting à conquista do bicampeonato, aparecendo com uma linha de quatro defesas, em 4x3x2x1, contrariando o 3x4x3 com quem encerrou a época passada, depois de ter, de forma infrutífera, tentado implementar o seu cunho pessoal à equipa, aquando do momento da sua chegada a Alvalade. Até ao momento, o Sporting tem seis jogos realizados na pré-temporada, quatro à porta fechada. O registo é de duas vitórias – contra Sporting B (5-2) e Torreense (1-0) –, três empates – diante de Nacional (1-1), Portimonense (0-0) e Farense (1-1) – e uma derrota – contra o Celtic (0-2).

Frente ao 4.º classificado da última edição do Championship, a famosa segunda divisão inglesa, a turma verde-e-branca merece naturalmente o favoritismo das casas de apostas, com a Betano a conferir odds de 1.45 à Vitória do Sporting, de 3.75 ao Empate e de 4.45 à Vitória do Sunderland. De acordo com a precificação definida pelos bookies, a expectativa é a de um jogo movimentado, dinâmico em termos ofensivos e com golos. Em virtude disso, a linha do Total de Golos na seleção de 2.5 tem o Mais de 2.5 a 1.44 e o Menos de 2.5 a 2.07. De acordo com a nossa visão, poderá valer a pena o investimento a favor do Sim, a 1.50, no mercado de Ambas as Equipas Marcam, até porque o Sporting vai querer deixar uma boa imagem antes de encerrar o estágio no sul do país e de atuar em Alvalade, no Troféu Cinco Violinos, contra o Villarreal (dia 25).

Militante na Premier League 25-26, Sunderland fará o seu terceiro encontro de preparação

A exigência subirá de tom para a equipa do Sporting, que contra o Celtic acusou alguns problemas de organização defensiva, além de denotar uma dinâmica curta na criação ofensiva. Pela frente, a equipa de Rui Borges terá o quarto classificado da última edição do Championship, que acabou por assegurar a promoção à elite do futebol inglês oito anos depois, ao bater nos playoffs a concorrência primeiro oferecida pelo Coventry e depois, na final, pelo Sheffield United.

A formação do Sunderland tem a estreia oficial em 2025-26 prevista para o dia 16 de agosto, no Stadium of Light, perante os seus adeptos, contra o West Ham, na jornada de abertura da Premier League. Nesta fase de aquecimento dos motores, o Sunderland tem dois jogos amigáveis realizados, onde começou por golear o South Shields, por 4-0, antes do empate do último sábado, a uma bola, contra o Sevilla. O treinador Régis Le Bris fez recentemente um ano no comando técnico da equipa e tem sido ressarcido com um investimento reforçado por parte da direção do clube, que já investiu cerca de 120 milhões de euros no reforço do plantel principal. A contratação mais cara, avaliada em 35 milhões, foi do jovem médio senegalês Habib Diarra, que representava o Strasbourg com grande solidez de utilização e consistência exibicional.