Ténis - Calendário ATP & WTA: Winston-Salem, Monterrey, Cleveland... Descubra os torneios da semana e os nossos favoritos!
por Matheus Oliveira | por Matheus Oliveira
Esta é a última semana de preparação antes do US Open, o quarto torneio maior da temporada. Será uma oportunidade para muitos jogadores ganharem pontos preciosos e adquirirem a máxima confiança antes do último grande torneio do ano. A semana que antecede um grande torneio é muitas vezes muito interessante de acompanhar. Com os melhores jogadores a descansar, pode haver algumas surpresas...
ATP Winston-Salem: última dança antes do US Open!
Direção à Carolina do Norte para o torneio de Winston-Salem. Apenas um jogador do top 20 estará presente, o argentino Sebastián Báez. O primeiro cabeça de série não é propriamente um especialista nesta superfície. Teve resultados bastante fracos em pisos rápidos ao longo da temporada, com apenas 40% de vitórias. Na semana passada, em Cincinnati, Sebastián Báez venceu o seu primeiro jogo de forma milagrosa, por 7-6 no último set, antes de perder (6/2 6/4) frente a Jordan Thompson.
Por isso, não acreditamos que o argentino seja capaz de vencer o torneio... No entanto, ele é o atual campeão! No ano passado, teve uma excelente semana, dominando Borna Ćorić após uma batalha de 3h17 (6/3 6/7 7/6) antes de vencer na final contra Jiří Lehečka (6/4 6/3). Portanto, é preciso ter cuidado com o argentino, embora, com base na sua forma atual, não cremos que ele consiga repetir o feito.
O quadro é ainda mais aberto, pois não há um segundo cabeça de série. O britânico Jack Draper desistiu após uma série de vitórias em Cincinnati, onde alcançou os quartos de final, derrotando Félix Auger-Aliassime e Stéfanos Tsitsipás. Assim, haverá espaço para muitos jogadores, o que nos proporcionará previsões de ténis muito interessantes. É difícil apontar um verdadeiro favorito para este torneio.
Esperamos um torneio muito aberto, com apenas um membro do top 20 presente.
Tendemos a pensar que Francisco Cerúndolo também não será um dos principais candidatos. O terceiro cabeça de série também não é especialista em pisos rápidos. Na semana passada, perdeu no primeiro jogo em Cincinnati (6/0 6/3) frente a Karen Khachanov. Além disso, o seu registo nesta superfície não é favorável, com 3 vitórias em 9 jogos e sem derrotar nenhum jogador do top 50.
Nestas condições, aconselhamos apostar no vencedor de uma parte do quadro, em vez de apostar no vencedor do torneio... Portanto, a quarta parte do quadro é bastante interessante, com a ausência de Jack Draper. Sugerimos apostar em Alex Michelsen, o americano de 19 anos. Ele está em ascensão e teve boas prestações na semana passada, perdendo na segunda ronda, com honras, para Jannik Sinner (6/4 7/5).
O quadro está bastante aberto e ele tem uma oportunidade de alcançar as meias-finais. O seu principal rival na sua parte do quadro deverá ser Tomás Martín Etcheverry, que poderá encontrar nos oitavos de final. O americano será apoiado pelo seu público, o que poderá fazer a diferença...
O nosso prognóstico ATP Winston-Salem: Alex Michelsen alcança as meias-finais!
WTA Monterrey: rumo a mais um título esta temporada para Danielle Collins?
Para este torneio WTA 500, vamos até ao México para uma semana cheia de reviravoltas. A grande favorita da competição será a americana Danielle Collins. Ela será a primeira cabeça de série e terá uma parte do quadro bastante favorável. A número 10 do mundo está a ter uma excelente temporada, com um total de 42 vitórias e 13 derrotas. Venceu dois torneios em pisos rápidos esta temporada, o Masters 1000 de Miami e Charleston (WTA 500).
Ou seja, ela conhece a receita para vencer torneios e não deverá deixar escapar a oportunidade de adicionar mais um título ao seu palmarés esta temporada. No entanto, terá de enfrentar outras jogadoras formidáveis, nomeadamente Elina Svitolina e Emma Navarro, ambas capazes de jogar um ténis excelente, como demonstraram nas últimas semanas.
Aconselhamos a apostar em Danielle Collins, que tem uma parte do quadro bastante favorável e que, em princípio, deverá conseguir chegar à final do torneio. Além disso, ela é a primeira cabeça de série do quadro e está em grande forma este ano, especialmente nesta superfície.
O nosso prognóstico WTA Monterrey: Danielle Collins vence o torneio!
WTA Cleveland: Sorribes Tormo faz o “bis”?
Esta é apenas a quarta edição deste torneio WTA 250 em Cleveland. No ano passado, Sorribes Tormo foi a vencedora. A história é interessante, pois a jogadora espanhola era Lucky Loser e beneficiou de uma desistência de última hora para integrar o quadro principal. Ela venceu então, derrotando três cabeças de série (2, 3 e 9) e dominando todas as adversárias. Será que a magia se repetirá este ano?
É difícil acreditar, sabendo o quão difícil é defender um título... Deverá prestar-se especial atenção à jovem jogadora canadiana, Leylah Fernandez. A 27ª jogadora mundial é a segunda cabeça de série e jogou muito bem na semana passada em Cincinnati, onde alcançou os quartos de final, perdendo por 7/6 no terceiro set frente a Jessica Pegula (número 6 mundial). Se mantiver o mesmo nível de jogo, a canadiana poderá dominar o quadro...
Será também interessante acompanhar as prestações da primeira cabeça de série, Beatriz Haddad Maia. A brasileira não está no seu melhor nas últimas semanas. Abandonou na segunda ronda de Toronto frente a Katie Boulter e depois perdeu frente a Anastasia Pavlyuchenkova na primeira ronda de Cincinnati. Isto é, de certa forma, um reflexo da sua temporada...
O nosso prognóstico WTA Cleveland: Leylah Fernandez vence o torneio!