Seja responsável, jogue com moderação | 18+

Tour de França 2025: Etapa 19 - vitória de um fugitivo ou batalha entre favoritos?

por Armando

image Tour de França 2025: Etapa 19 - vitória de um fugitivo ou batalha entre favoritos?
Na última subida antes de Paris, os trepadores terão novamente a faca e o queijo na mão. Esta 19ª etapa do Tour de França antevê-se escaldante... Será que teremos o triunfo de um dos favoritos na classificação geral ou uma fuga voltará a vingar?

O que é preciso saber antes da etapa 19 entre Albertville e La Plagne

A dois dias da chegada a Paris, a 19ª etapa do Tour de France 2025 contempla-nos com um último grande espetáculo - um percurso de montanha que se antevê magnífico. Curta, mas que promete ser movimentada, a etapa entre Albertville e La Plagne apresenta uma sequência de quatro subidas, duas das quais fora de categoria, num total de apenas 95 quilómetros.

De facto, o Col des Saisies, que estava inicialmente previsto para o dia de hoje, foi retirado do trajeto, o que não diminui em nada a dificuldade desta etapa, que não deve certamente aborrecer os espectadores da prova. É provável que haja bastantes ataques dos melhores trepadores do pelotão.

Lenny Martinez, que já não é o líder da classificação da camisola às bolinhas vermelhas depois de ter perdido 8 pontos por uma «garrafa colada», poderá dar tudo no dia de hoje, detendo dois objetivos: vitória na etapa e conquistar a dita camisola atribuída ao melhor montanhista.

Jonas Vingegaard, logo à frente de Martinez e a 16 pontos de Pogacar, camisola amarela e líder nesta classificação da camisola às bolinhas, também poderá traçar essa meta, ele que está a 4'26'' do esloveno na tabela geral.

Portanto, poderemos ver esses dois ciclistas ofensivos nesta etapa curta, que também pode ser um terreno ideal para trepadores que arriscam, como Santiago Buitrago, Michael Storer, Tobias Johannessen, Félix Gall ou Ben Healy, todos em busca de um grande feito, como a fantástica vitória solitária de Ben O'Connor de ontem.

Etapa 19 do Tour de França 2025: fuga ou vitória de Pogacar?

A incerteza permanece: esta etapa favorecerá uma fuga ou veremos os favoritos disputarem a vitória? Tudo dependerá da atitude dos líderes. Por nossa conta, o prognóstico desta etapa 19 já foi lançado aqui no Sportytrader.

Nunca se sabe ao certo o que Tadej Pogacar pretende, ele que está solidamente instalado na liderança com mais de 4 minutos de vantagem. O esloveno mostrou ontem que continua em ótima forma desportiva no final da etapa, disparando a todo o gás na derradeira subida, acabando no 2º posto.

Um triunfo do ciclista esloveno seria apenas uma confirmação da qualidade daquele que será, muito possivelmente, o vencedor deste Tour.

Acostumado a simplesmente seguir de perto Vingegaard, atleta que tem de arriscar hoje ou nunca, Pogi pode muito bem voltar a proceder da mesma forma, poupando energias para se destacar outra vez no fim do percurso.

Algo é certo: esta etapa curta em alta altitude pode oferecer-nos uma luta excelente em todas as direções e, na nossa opinião, a vitória poderá mesmo cair para o até agora "Rei do Tour" - Tadej Pogacar!