WTA Roma: Iga Swiatek de volta à ribalta em Itália?
por Armando

A desilusão madrilena
O torneio de Madrid acaba de terminar na capital espanhola e o mínimo que podemos referir é que a polaca Iga Swiatek não correspondeu às suas ambições. De facto, a jogadora polaca enfrentou grandes problemas em alguns dos seus duelos, perdendo o primeiro set do seu primeiro encontro face à jovem Alexandra Eala, colocada no 72º lugar no ranking mundial.
E depois de ter dominado o primeiro set por 6-0 perante a top 15 Diana Shnaider nos oitavos de final, teve dificuldades em concluir o duelo, perdendo o segundo set num tie-break, triunfando no último por 6-4. A atual campeã averbou consequentemente a sua primeira derrota por 0-6 num set desde 2021 e a sua primeira em terra batida desde 2019, mais precisamente nos quartos de final perante a número 5 mundial Madison Keys. A americana precisou de apenas 24 minutos para vencer o primeiro set..
A tenista polaca de 23 anos conseguiu assumir a liderança nos outros dois sets e apurou-se para a meia-final, mas não conseguiu derrubar a americana Coco Gauff nessa ronda, ficando impedida de defender o seu título com uma derrota por 1-6, 1-6 em apenas 1 hora e 06 minutos. Este desaire pesado deverá fazer com que Swiatek entre no torneio de Roma que principia esta semana com total determinação para dar a volta por cima e evidenciar novamente o seu inquestionável valor.
A esperança romana
Neste torneio italiano de Roma a jogadora polaca quer com toda a certeza marcar o seu cunho pessoal nesta superfície, mas anseia, acima de tudo, melhorar a sua confiança e mostrar às suas rivais que ainda é uma força a ter em conta nos grandes torneios. Com o seu último jogo datado do dia 1 de maio, Swiatek estará, provavelmente, com condição física a 100%, para além de ter tido tempo para esquecer os contratempos. E não deve ser difícil para ela voltar ao ritmo qualitativo, já esta competição é do seu agrado.
A jovem de 23 anos é precisamente a atual campeã do torneio de Roma, que venceu no ano passado numa final resolvida em 2 sets perante Aryna Sabalenka. Mas o título da época transata não foi novidade para a jogadora polaca, já que também viu o seu nome ser escrito no troféu italiano em 2021 (diante de Karolina Pliskova) e em 2022 (derrotou Ons Jabeur na partida decisiva). Dois títulos conquistados em duas temporadas consecutivas devem provar a ela e às suas adversárias que Swiatek tem os recursos para repetir a dobradinha ao ganhar o título novamente este ano.
De facto, a quebra de rendimento desta tenista nos courts de terra batida de Madrid deverá revelar-se uma vantagem, dado que as suas adversárias poderão pensar que ela se tornou menos formidável. E será com espírito de desforra pessoal e superação, bem como de mentalidade vencedora, que Swiatek abordará os seus duelos em Roma, de maneira a demonstrar que recuperou todos os seus reflexos nos courts, pois o seu objetivo final é preparar-se o melhor possível para o próximo torneio de terra batida do Grand Slam em Paris.
O objetivo parisiense
Efetivamente, Roland Garros está mesmo ao virar da esquina (de 25 de maio a 8 de junho nos nossos prognósticos de ténis) e a jogadora polaca chegará a Paris como uma das mais sérias favoritas, tendo ganho esse torneio em 4 ocasiões, incluindo 3 consecutivas em 2022, 2023 e 2024. Não há melhor maneira do que vingar neste torneio italiano em Roma para se motivar e voltar a impor-se na capital francesa. Para além disso, a jogadora polaca precisa de voltar ao bom caminho a todo o custo para somar pontos e tentar triunfar na Corrida WTA, que venceu em 2023 diante de Jessica Pegula.
Para se preparar para Roland Garros da melhor forma possível, Swiatek tenciona ir até ao fim em Roma.
A sua adversária mais direta é nada mais nada menos que a número 1 mundial Aryna Sabalenka, que acaba de conquistar o seu 3º título WTA 1000 em Madrid. Grande vencedora face à americana Cori Gauff, a bielorrussa evidenciou que está em grande forma desportiva em terra batida e que será acutilante na preparação para Roland Garros, um Grand Slam que nunca venceu. Iga Swiatek terá de redescobrir o seu magnífico ténis nos duelos deste torneio de Roma para impressionar também as suas adversárias, antes de um dos eventos mais importantes da época.
O nosso prognóstico acerca da vencedora do WTA de Roma: Iga Swiatek ganha o torneio!