WTA Wuhan: a nossa escolha para o vencedor do torneio chinês
por Hugo Cruz

WTA Wuhan: Sabalenka para um tetra histórico
A número 1 do mundo, Aryna Sabalenka, é sem espanto a favorita para conquistar o título deste torneio de Wuhan, sobre o qual pode consultar os nossos prognósticos. Com efeito, ela conseguiu erguer os braços durante a grande final em 2018, em 2019 e, mais recentemente, em 2024, naquele que foi o aguardado regresso do torneio chinês.
Depois de sair derrotada de duas finais de Grand Slam nesta temporada, no Open da Austrália contra Madison Keys e em Roland Garros diante de Cori Gauff, a bielorrussa de 27 anos finalmente conseguiu conquistar o primeiro Grand Slam da sua época no Open dos Estados Unidos, a 6 de setembro, frente à americana Amanda Anisimova.
E o que estava em questão era muito importante neste torneio nova-iorquino, uma vez que representava a última oportunidade para Aryna Sabalenka não terminar a época de 2025 sem a conquista de nenhum Grand Slam. Sem competir desde aquele momento bastante emotivo, a bielorrussa tentará uma recuperação neste torneio, que conhece como a palma das suas mãos, para tentar ganhar um título pouco tempo depois do US Open. Impor o seu domínio neste torneio chinês logo após a sua vitória diante do público americano parece uma boa forma para demonstrar que ela continua a ser a melhor da temporada.
Uma ameaça polaca
No entanto, não se pode descurar a presença da número 2 mundial, Iga Świątek. De facto, a polaca teve um início de temporada complicado, já que precisou de vários meses para realmente arrancar e conquistar o seu primeiro troféu. Eliminada na semi-final do Open da Austrália e também em Roland Garros, onde defendia o título de tricampeã, foi finalmente durante o verão que ela viveu as melhores emoções da sua temporada.
Com efeito, ela conseguiu conquistar o título de Wimbledon pela primeira vez na sua carreira, depois de defrontar Amanda Anisimova. Impulsionada por esse sucesso, a jogadora de 24 anos conquistou de seguida o título no torneio de Cincinnati, no confronto com Jasmine Paolini, antes de chegar aos quartos-de-final do US Open.
Iga Świątek conquistou então o seu terceiro título da temporada nous courts do ténis de piso duro de Seoul, contra Ekaterina Alexandrova, provando que estava determinada a encerrar a temporada de 2025 com o maior número possível de títulos no seu palmarés. Afastada no torneio de Pequim nos oitavos-de-final há alguns dias, ela deve estar ansiosa para arrancar do melhor modo possível este torneio de Wuhan, à procura de conquistar mais vitórias e, quem sabe, reencontrar Aryna Sabalenka na final.
Apesar de tudo, nesse tipo de duelo é a bielorrussa que leva vantagem, com duas vitórias consecutivas nos dois últimos encontros, nas meias-finais de Cincinnati, em 2024, e em Roland Garros, em 2025. Devemos assistir a um belo torneio chinês com grandes confrontos em perspetiva.
O nosso prognóstico para a vencedora do WTA Wuhan: Aryna Sabalenka vence o título!