ATP Adelaide: o nosso favorito para vencer o torneio antes do Open da Austrália
por Claudio Ferreira | por Claudio Ferreira
ATP Adelaide: um dos primeiros torneios do ano
Na ocasião da 6.ª edição do torneio, a cidade de Adelaide recebe o terceiro torneio ATP 250 do ano, entre 12 e 17 de janeiro de 2026. Uma competição que costuma encher as medidas dos mais atentos, nomeadamente no começo da temporada.
Várias grandes figuras do circuito atual já se impuseram nas terras australianas, nomes como Jannik Sinner, Andrey Rublev e, claro, Félix Auger-Aliassime na última edição.
Este ano, teremos vários jogadores da elite mundial no torneio, o mínimo exigido para apimentar os nossos prognósticos de ténis. Entre eles, contaremos Alejandro Davidovich Fokina, Tommy Paul, Francisco Cerundolo, Tallon Griekspoor, ou ainda Stefanos Tsitsipas.
ATP Adelaide: primeiro triunfo norte-americano?
Os norte-americanos, em geral, têm nos pisos duros a sua preferência e Tommy Paul não o vai desmentir.
O atual número 21 mundial tem demonstrado a sua qualidade ao longo dos anos no circuito ATP. Com quatro títulos e uma semifinal no Open da Austrália no currículo, o norte-americano teve uma baixa relativa no seu regime habitual no último ano. Mas a situação foi um pouco mais complexa.
De facto, o tenista dos Estados Unidos não conquistou qualquer titulo, contando ainda com uma participação discreta em Wimbledon. No entanto, conseguiu chegar aos quartos de final nos torneios de Melbourne e Roland Garros, entrando no top 10 mundial (embora num período bastante breve). Obteve assim a melhor classificação da sua carreira, ao alcançar a oitava posição!
Qumem nos pode surpreender?
Como em qualquer torneio ATP, nada está decidido antes do golpe final. Por isso, identificamos alguns jogadores que poderão estragar a festa aos principais favoritos esta semana.
Stefanos Tsitsipas pode já não estar ao nível que lhe era conhecido, mas continua a ser uma ameaça constante neste tipo de torneio, nomeadamente com a sua experiência.
Depois de uma vitória surpreendente no mês de outubro de 2025, em Xangai, será que Valentin Vacherot tem o que é preciso para repetir uma proeza destas e chegar a um segundo título, no espaço de alguns meses? Para já, está no melhor ranking da carreira, no 32.º lugar, que terá de justificar.
Para acabar, voltaremos a ver Thanasi Kokkinakis, e ainda bem. O tenista australiano está de regresso após cerca de um ano, tendo feito o ultimo jogo no Open da Austrália de 2025. Esperemos que as lesões não batam novamente à porta do tenista de 29 anos.
Adelaide International: o primeiro título para Davidovich Fokina, finalmente?
Cabeça de série número 1 do torneio graças ao seu 15.º lugar no ranking mundial, Alejandro Davidovich Fokina terá aqui uma hipótese de conquistar o seu primeiro título ATP em Adelaide. O mais curioso é nunca o ter feito ainda…
Com 26 anos, o espanhol está em plena ascensão, tendo completado uma temporada de 2025 bastante interessante, que acabou por confirmar essa tendência. Poderia falar da sua presença nos oitavos de final da Australian Open, e da sua presença em quatro finais, nos torneios de Delray Beach, Acapulco, Washington e Basileia.
Depois de ter ficado à porta de várias conquistas em pisos duros em 2025, será que 2026 poderá ser o ano de estreia do espanhol em termos de títulos? E um a conquista logo no começo do torneio poderá ser o ser o clique que faltava a Davidovich Fokina.
O nosso prognóstico do ATP Adelaide 2026: Alejandro Davidovich Fokina vence o torneio!