CAN 2025: poderá Angola superar a melhor participação de sempre?

por Hugo Cruz | por Hugo Cruz

image CAN 2025: poderá Angola superar a melhor participação de sempre?
Com estreita ligação a Portugal e ao futebol nacional, a Seleção Angolana cumprirá a sua 10.ª participação na fase final da Taça das Nações Africanas com o sonho de atingir a melhor campanha de sempre. No Grupo B ao lado de Egito, África do Sul e Zimbabwe, as Palancas Negras têm como objetivo definido o apuramento para os oitavos-de-final, até porque a conjuntura da competição permite aos quatro melhores terceiros classificados assegurar o carimbo no passaporte rumo à fase a eliminar. Saiba mais sobre as possibilidades da equipa de Patrice Beaumelle, que em três ocasiões já atingiu os quartos-de-final como melhor participação da história.

As possibilidades de Angola na Taça das Nações Africanas 2025

No início deste mês de dezembro, a seleção nacional de Angola anunciou a lista de convocados pelo selecionador Patrice Beaumelle, que chegou ao cargo apenas em setembro passado, com a inclusão de vários jogadores com passado e presente relacionado ao futebol português. Entre os quais estão Beni Mukendi (Vitória SC), Jonathan Buatu (Gil Vicente) e Pedro Bondo (Famalicão). Além dos “portugueses” convocados, outros atletas que já passaram pelo futebol luso integram o lote de escolhidos de Angola, tais como David Carmo, Gelson Dala, Fredy ou Chico Banza. Não deixe de consultar a nossa visão no prognóstico SportyTrader do CAN 2025.

Nas nove participações anteriores na Taça das Nações Africanas, Angola não passou da fase de grupos em seis ocasiões e atingiu os quartos-de-final nas restantes três: em 2008, em 2010 e, por último, na derradeira edição de 2023 – onde caiu perante a Nigéria, depois de passar pela Namíbia nos oitavos. Nas Apostas de longo prazo da Betano, a vitória de Angola na CAN paga a 65.00, num claro reflexo da travessia pela qual a armada de Beaumelle terá de passar para chegar a um título inédito. Repetir a presença nos quartos-de-final já seria bastante positivo, até porque superar Egito, o favorito do Grupo B, e a África do Sul – com quem os angolanos se cruzam na jornada inaugural – não será, em teoria, fácil.

O calendário das Palancas Negras rumo aos oitavos-de-final

Com transmissão televisiva assegurada em contexto nacional na SportTV - em solo angolano, SuperSport e TPA ficaram com os direitos -, Angola começará a sua campanha na fase de grupos no próximo dia 22, segunda-feira, com um duelo previsto contra a África do Sul, no Stade de Marrakech, em Marrakech. Na sexta-feira seguinte, a formação de Mukendi, Bondo, Dala e companhia terá o jogo teoricamente mais acessível, contra a seleção nacional do Zimbabwe. Para o fim, estará reservada a tarefa mais complicada, o que pode ser uma benesse para as Palancas, já que defronta o Egito, a seleção mais forte do grupo, que poderá chegar à última jornada da fase de grupos já qualificado e em gestão de esforço. O duelo com os faraós está reservado para o dia 29, uma segunda-feira, às 15h00, na cidade de Agadir.