CAN 2025: são hoje conhecidos os primeiros semifinalistas
por Hugo Cruz
Equipa de empates, seleção do Mali ambiciona atirar ao tapete poderoso Senegal
Depois de uma reviravolta tão épica quanto espetacular nos oitavos-de-final frente à Tunísia, contra quem jogou do minuto 26 ao último do tempo regulamentar em inferioridade numérica (pela expulsão de Woyo Coulibaly), o Mali almeja manter vivo o sonho de repetir a presença na final que conseguiu em 1977 e superar a prestação da última edição, em 2023, onde ficou precisamente pelos quartos-de-final. O favoritismo pertence, contudo, à seleção do Senegal, que também esteve a perder na eliminatória anterior contra o Sudão, mas não tardou para corrigir a entrada em falso, tendo saído para o descanso já na frente do marcador, graças ao bis do centrocampista Pape Gueye, aos 29’ e 45+3’.
A nossa expectativa, tal como pode consultar com maior profundidade na página do nosso prognóstico do jogo, recai numa partida calculista e tática, devido à postura que as duas seleções devem tentar impor, em especial o Mali, que tem primado pela organização tática. O Senegal promete querer dominar com bola de modo mais declarado, até porque possui mais argumentos técnicos e rodagem competitiva para tal. No mercado de Qualificação, a aposta de Senegal a qualificar-se paga a 1.24 na Betano, que confere cotações de 3.20 à Qualificação do Mali. Será a turma de Dorgeles Nene capaz de impor o seu coletivo perante o poderio de Sadio Mané e Nicolas Jackson?
Duelo de Leões – Indomáveis contra os do Atlas – entre Camarões e o anfitrião Marrocos
Depois de ter garantido a qualificação na fase de grupos com sete em nove pontos possíveis sem deslumbrar em termos exibicionais, podemos dizer que os Camarões voltaram a vestir o fato-macaco nos oitavos-de-final contra a África do Sul e a sair, novamente, por cima. Até foram os Bafana Bafana a entrar com mais aproximações perigosas, mas os Leões Indomáveis aproveitaram uma carambola na área adversária para inaugurar o marcador ao minuto 34, por Junior Tchamadeu, lateral do Stoke City. Michel Kofane dilatou a vantagem com segundos na segunda parte e os Camarões ganharam grande conforto até final, acabando por sofrer do minuto 88 (1-2) ao apito final. Saiba mais sobre o duelo dos quartos-de-final contra Marrocos na página do nosso prognóstico do encontro.
Com grande expectativa de vencer o segundo título da sua história a jogar em casa, a Seleção Marroquina não teve um grande jogo frente à Tanzânia nos oitavos-de-final. Naturalmente, foi a equipa orientada por Walid Regragui que dominou de forma mais intensa, mas pecou em demasia na finalização e passou mesmo por alguns calafrios na defesa, antes do criativo Brahim Díaz fazer brilhar pelo quarto jogo consecutivo o seu génio individual e bater a muralha tanzaniana. Perspetivamos um duelo muito calculista de parte a parte, onde a retranca defensiva seja a prioridade das duas seleções até ao primeiro golo. Neste sentido, o Menos de 2.5, no mercado de Total de Golos Mais/Menos, paga a 1.53 na Solverde e merece a nossa confiança.