CAN 2025: são hoje conhecidos os primeiros semifinalistas
por Hugo Cruz | por Hugo Cruz
Equipa de empates, seleção do Mali ambiciona atirar ao tapete poderoso Senegal
Depois de uma reviravolta tão épica quanto espetacular nos oitavos-de-final frente à Tunísia, contra quem jogou do minuto 26 ao último do tempo regulamentar em inferioridade numérica (pela expulsão de Woyo Coulibaly), o Mali almeja manter vivo o sonho de repetir a presença na final que conseguiu em 1977 e superar a prestação da última edição, em 2023, onde ficou precisamente pelos quartos-de-final. O favoritismo pertence, contudo, à seleção do Senegal, que também esteve a perder na eliminatória anterior contra o Sudão, mas não tardou para corrigir a entrada em falso, tendo saído para o descanso já na frente do marcador, graças ao bis do centrocampista Pape Gueye, aos 29’ e 45+3’.
A nossa expectativa, tal como pode consultar com maior profundidade na página do nosso prognóstico do jogo, recai numa partida calculista e tática, devido à postura que as duas seleções devem tentar impor, em especial o Mali, que tem primado pela organização tática. O Senegal promete querer dominar com bola de modo mais declarado, até porque possui mais argumentos técnicos e rodagem competitiva para tal. No mercado de Qualificação, a aposta de Senegal a qualificar-se paga a 1.24 na Betano, que confere cotações de 3.20 à Qualificação do Mali. Será a turma de Dorgeles Nene capaz de impor o seu coletivo perante o poderio de Sadio Mané e Nicolas Jackson?
Duelo de Leões – Indomáveis contra os do Atlas – entre Camarões e o anfitrião Marrocos
Depois de ter garantido a qualificação na fase de grupos com sete em nove pontos possíveis sem deslumbrar em termos exibicionais, podemos dizer que os Camarões voltaram a vestir o fato-macaco nos oitavos-de-final contra a África do Sul e a sair, novamente, por cima. Até foram os Bafana Bafana a entrar com mais aproximações perigosas, mas os Leões Indomáveis aproveitaram uma carambola na área adversária para inaugurar o marcador ao minuto 34, por Junior Tchamadeu, lateral do Stoke City. Michel Kofane dilatou a vantagem com segundos na segunda parte e os Camarões ganharam grande conforto até final, acabando por sofrer do minuto 88 (1-2) ao apito final. Saiba mais sobre o duelo dos quartos-de-final contra Marrocos na página do nosso prognóstico do encontro.
Com grande expectativa de vencer o segundo título da sua história a jogar em casa, a Seleção Marroquina não teve um grande jogo frente à Tanzânia nos oitavos-de-final. Naturalmente, foi a equipa orientada por Walid Regragui que dominou de forma mais intensa, mas pecou em demasia na finalização e passou mesmo por alguns calafrios na defesa, antes do criativo Brahim Díaz fazer brilhar pelo quarto jogo consecutivo o seu génio individual e bater a muralha tanzaniana. Perspetivamos um duelo muito calculista de parte a parte, onde a retranca defensiva seja a prioridade das duas seleções até ao primeiro golo. Neste sentido, o Menos de 2.5, no mercado de Total de Golos Mais/Menos, paga a 1.53 na Solverde e merece a nossa confiança.