Taça de Portugal: Benfica em Faro à procura da terceira vitória consecutiva
por Hugo Cruz
Farense e Benfica voltam a defrontar-se nos oitavos-de-final da Taça de Portugal
Foi há pouco menos de um ano atrás, a 14 de janeiro de 2025, que o Benfica visitou pela última vez o São Luís, tendo na ocasião ultrapassado o Farense, por 3-1, rumo aos quartos-de-final da Taça de Portugal. O objetivo esta noite é o mesmo, mas num contexto bem diferente. Jorge Silas é o comandante atual da equipa da casa, que em 25/26 milita na Liga 2, na 9.ª posição da classificação, a sete pontos de distância do play-off de subida. No passado fim-de-semana, os algarvios perderam na visita ao Académico de Viseu, por 0-3, depois de bom resultado em casa frente ao Vizela (2-0).
Já a equipa do Benfica olha com especial atenção para o jogo desta noite, já que depois da derrota na final da última edição da Taça, as águias pretendem repetir o apuramento com José Mourinho – havendo já em vista um clássico com o FC Porto na próxima eliminatória, assim águias e dragões cumpram o respetivo favoritismo nesta. Pode consultar a opinião dos nossos especialistas no nosso prognóstico do Farense – Benfica. A formação encarnada chegará confiante, já que atravessa o melhor momento de forma desde que o “Special One” regressou a Portugal. São cinco vitórias e um empate nas últimas seis partidas, sendo que as amostras mais recentes foram triunfos seguros em finais antecipadas, na Liga dos Campeões contra o Napoli (2-0) e no campeonato frente ao Moreirense (4-0).
Farense – Benfica: a análise aos principais mercados de apostas
Apesar da boa resposta dada recentemente pela equipa de Mourinho, é impossível esquecer que o Benfica tem realizado uma temporada globalmente abaixo das expectativas, fruto de uma inconsistência de rendimento preocupante. Não deixa de ser curioso que é fora de portas que a equipa das águias tem dado melhor resposta: cinco triunfos consecutivos como visitante, com folha defensiva limpa em quatro dos jogos, vários deles potencialmente complicados. No mercado de 1X2 da Betano, é a Vitória do Benfica, avaliada a 1.40, o cenário mais provável, antecipando um possível Empate, a pagar a 4.20, e uma ainda menos provável Vitória do Farense (6.70).
Na conferência de imprensa de antevisão da partida, José Mourinho assumiu que irá realizar «três ou quatro mudanças», apontando a entrada de Manu para o lugar de Enzo Barrenechea como uma delas. Depois do hat-trick apontado em Moreira de Cónegos e perante um adversário que promete atuar em bloco baixo, na frente de ataque Vangelis Pavlidis deverá manter a titularidade. O grego atravessa uma fase de grande confiança, terá por certo situações iminentes de finalização e, no mercado de Jogadores da Betano, um golo de Pavlidis em qualquer altura cota a 2.02. Uma aposta de valor a favor do internacional grego, que faturou cinco tentos nas últimas três partidas fora dos encarnados em contexto doméstico.