CAN 2025: Super Águias tentam separar anfitrião Marrocos da grande final de domingo
por Hugo Cruz
Fisicalidade nigeriana contra o tecnicismo marroquino: que seleção voltará a uma final da Taça das Nações Africanas?
Sem competir de forma direta há quase oito anos, por ocasião da final do Campeonato das Nações Africanas realizada em 2018 (Marrocos goleou a Nigéria na prova onde só participam jogadores que representem clubes do continente), Nigéria e Marrocos voltam a cruzar os seus caminhos e olham entre si como o grande obstáculo para atingir uma vez mais a grande final da Taça das Nações Africanas, a maior prova de seleções do futebol local. Depois de vencer os cinco jogos da competição no tempo regulamentar, a equipa orientada por Éric Chelle estará de moral em alta, até porque a estrela Victor Osimhen parece ter acordado e marcou três golos nas últimas duas partidas (bis contra Moçambique, um dos dois golos frente à Argélia, onde os nigerianos ganharam por 2-0).
Da parte da seleção anfitriã de Marrocos, a coesão defensiva tem sido a grande premissa para chegar invicta às meias-finais, com total de quatro vitórias e um empate (frente ao Malio, na segunda jornada da fase de grupos). Nos oitavos-de-final, os comandados Walid Regragui eliminaram a Tanzânia com Brahim Díaz a confirmar o papel de herói dos magrebinos nesta competição. O criativo do Real Madrid voltou a abrir a contagem nos quartos-de-final, contra os Camarões, onde os Leões do Atlas chegaram ao quarto jogo com a baliza inviolada em cinco.
Uma eliminatória separa a Nigéria e Marrocos de chegar à final da edição de 2025 da Taça das Nações Africanas: será Victor Osimhen ou Brahim Díaz a sorrir no final?
Sobre a ação prevista para o início da noite desta quarta-feira, na escaldante meia-final prevista para Rabat, pode consultar a visão dos especialistas SportyTrader na página relativa ao nosso prognóstico do desafio. Nos mais emblemáticos mercados de apostas da Betano, a Qualificação sugere o favoritismo de Marrocos, com cotações de 1.53 para o seu apuramento, ao passo que a Nigéria a Qualificar-se é cenário que está avaliado em 2.15. Também no mercado de 1X2 a maior fatia de favoritismo é conferida aos anfitriões desta CAN, com a Vitória de Marrocos avaliada em 2.18. Importa ter em conta que a Seleção Nigeriana tem exibido qualidade no processo de criação ofensiva e uma mentalidade positiva em muitos dos momentos das suas partidas, pelo que não é crível que renuncie a tempo inteiro à sua matriz de jogo independentemente dos perigos que Marrocos oferece.
Assim, esperamos que exista, por vezes, espaços que os jogadores mais refinados tecnicamente da parte da equipa de Regragui poderão explorar e salta-nos imediatamente um nome à vista: Brahim Díaz. O extremo criativo do Real Madrid faturou em nada mais, nada menos que todos os cinco jogos na Taça das Nações Africanas, estando a ser claramente uma das figuras do torneio. No separador de Jogadores, o mercado de Marcador em qualquer altura associa um golo de Brahim Díaz com cotações de 2.62 e merece toda a nossa confiança. Não deixe de aproveitar também. A SportyTrader deseja uma excelente meia-final da CAN a toda a sua comunidade!